A repórter Lívia Torres foi demitida da TV Globo nesta segunda-feira (17), após descumprir uma regra da emissora. Há 14 anos no canal, a profissional participou do sorteio da semifinal da Copa do Brasil. Acontece que a Globo não permite esse tipo de trabalho. A emissora proíbe seus funcionários de se envolverem em trabalhos remunerados fora da casa.
A notícia chocou a equipe que trabalhava com Lívia no Rio de Janeiro, onde ela era uma das principais repórteres da emissora. Além de sua atuação nos telejornais locais, ela também já teve participações marcantes no Jornal Hoje, Jornal Nacional e no Fantástico.
A participação da, agora ex-Globo, Lívia Torres no sorteio da semifinal da Copa do Brasil teve transmissão pelo canal oficial da CBF no YouTube. Após o término da transmissão, a direção da emissora chamou a repórter e a informou sobre sua demissão.
Segundo informações, ela estaria insatisfeita com as mudanças salariais na emissora, que resultaram na redução dos valores das folhas de pagamento.
Aliás, a demissão de Lívia Torres também expôs uma movimentação dentro da Globo, com profissionais do Jornalismo e do Esporte pleiteando a liberação para trabalhos externos. Segundo fontes do Notícias da TV, outros profissionais também realizam trabalhos fora da emissora para obterem renda extra, mas a Globo parece ignorar essa prática.
Os Princípios Editoriais do Grupo Globo proíbem manifestações de preferências por times de futebol e figuras políticas, bem como opinar ou curtir publicações nas redes sociais que possam comprometer a reputação do veículo. Assim sendo, o Grupo Globo enfatiza a importância da isenção e correção dos jornalistas em suas atividades públicas, ressaltando que toda rede social é potencialmente pública e a atividade de um jornalista está relacionada ao veículo para o qual trabalha
Leia também: Manoel Soares revela se trabalharia de novo com Patrícia Poeta