Morreu na manhã desta segunda-feira (24) a cantora Leny Andrade aos 80 anos, a informação foi confirmada através de suas redes sociais. “A diva do Jazz Brasileiro, Leny Andrade, foi improvisar no palco eterno. Leny faleceu nessa manhã, cercada de muito amor. As informações do velório serão divulgadas em breve. A voz de Leny Andrade é eterna!”, diz a publicação.
De acordo com as informações divulgadas, em junho a cantora foi internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com pneumonia. Na legenda da publicação, se afirma que Leny foi “encontrar João Donato e Tony Bennett”.
A cantora foi grande referência no samba e no Jazz e era amiga do lendário cantor norte-americano Tony Bennett, que morreu na última sexta-feira (21). Sua última postagem no Instagram foi uma homenagem ao artista.
Leny Andrade tinha quadro de saúde instável
Sua saúde se comprometeu aos poucos por causa de um mal degenerativo chamado distúrbio de cognição por Corpos de Lewy. A distância dos amigos provocada pela pandemia quando tinha ao lado duas acompanhantes que se revezavam piorou o quadro emocional.
No aspecto físico, chegou a pesar 45 quilos. Mas recuperara parte do humor por voltar a receber pessoas. Em 2019, ainda completamente lúcida, levou Pedro Bial às lágrimas ao interpretar “Por causa de você” (Tom Jobim e Dolores Duran) no programa “Conversa com Bial”.
Já frágil, gravou o samba-canção em sua última ida a um estúdio, em setembro de 2022. O lançamento nas plataformas foi em 2023, para marcar seus 80 anos. Comemorou a data, em 26 de janeiro, recebendo integrantes da chamada Legião dos Amigos de Leny.