Prepare-se para um choque de horror e suspense, pois o último trabalho inédito de José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão, estará disponível nos cinemas a partir do dia 6 de julho. Com uma cópia meticulosamente restaurada e um novo trailer arrepiante, “A Praga” promete ser uma experiência inesquecível para os amantes do gênero.
Um filme com história
Desde sua estreia no 54º Festival de Cinema de Sitges, na Espanha, em 2021, “A Praga” ganhou reconhecimento em diversos festivais ao redor do mundo, incluindo o Fantasporto International Film Festival em Portugal, Toronto Film Festival, Festival do Rio e o Sinistro Film Festival em Fortaleza.
Agora, com a distribuição da Elo Studios, a obra-prima pós-morte de Zé do Caixão, produzida por Eugenio Puppo da Heco Produções, fará sua estreia em todo o Brasil.
O resgate de “A Praga”
“A Praga” nasceu inicialmente como um episódio do programa de TV “Além, Muito Além do Além“, exibido pela TV Bandeirantes nos anos 1967 e 1968. No entanto, a primeira versão da história se perdeu em um incêndio na emissora. Em 1980, Mojica decidiu refilmá-la, mas o projeto não chegou a ser concluído.
Graças ao esforço de mais de 15 anos de Eugenio Puppo em restaurar as obras de Mojica, os rolos de filme originais do projeto, que eram considerados perdidos, foram finalmente encontrados. Foi assim que o produtor conseguiu restaurar “A Praga” em 4K, corrigindo cores, remasterizando o som, adicionando uma trilha musical e até mesmo dublagem, já que as gravações das vozes originais não foram encontradas.
A importância de “A Praga” para Zé do Caixão
“Todo o cuidado que tivemos com a recuperação do filme foi importante para não deixar que ele se perdesse através da história“, ressalta Puppo. A meta era “manter a autenticidade, oferecer ao público algo muito próximo do que tínhamos encontrado, com a veracidade de um autêntico filme de Mojica“. O produtor lembra que, entre os trabalhos que Mojica não conseguiu concluir, ele sempre fazia referências a “A Praga”.
Um filme de terror com um toque pessoal
Em “A Praga”, Zé do Caixão não aparece como ator, mas sim como narrador, convidando o público a mergulhar na história aterrorizante de Juvenal, um jovem que ousa provocar uma velha senhora e é amaldiçoado por sua ira.
Sinopse do filme
“A Praga”, último filme inédito dirigido pelo mestre do horror Zé do Caixão, conta a história de Marina e Juvenal. Durante um passeio pelo campo, o casal para em frente à casa de uma estranha idosa para tirar fotos. A mulher, irritada, revela-se uma bruxa e joga uma maldição em Juvenal: uma perseguição psíquica horrorizante que provoca uma ferida que se abre em seu corpo de maneira descontrolada. A ferida instiga uma fome insaciável por carne crua em Juvenal, que precisa alimentá-la constantemente para se saciar.
Portanto, marquem suas agendas para o dia 6 de julho e preparem-se para uma experiência cinematográfica inesquecível com o último trabalho inédito de Zé do Caixão. Com “A Praga”, o legado de Mojica é garantido para gerações futuras, graças ao cuidadoso trabalho de restauração e à paixão de Eugenio Puppo pelo cinema!