Akira Toriyama, um dos mangakás mais famosos e influentes de todos os tempos, morreu. Ele tinha 68 anos.
A notícia foi confirmada nesta sexta-feira (8) pelo site oficial de Dragon Ball, em carta dirigida a colegas de trabalho e fãs de todo o mundo. Toriyama faleceu há uma semana, em 1º de março de 2024, de Hematoma Subdural Agudo Traumático (HSAT).
“Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, [Toriyama] conseguiu continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos”, diz trecho da carta. “Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo.”
“Informamos esta triste notícia, com gratidão pela gentileza durante sua vida.”
Os hematomas subdurais agudos podem causar edema no cérebro. O hematoma e o edema podem resultar em aumento da pressão dentro do crânio (pressão intracraniana), o que pode piorar os sintomas e aumentar o risco de morte.
Toriyama começou a escrever e ilustrar mangás no final da década de 1970, tendo chamado a atenção dos editores da Weekly Shonen Jump, que publicou seu primeiro trabalho, Wonder Island, em 1978. Ele criou uma gama de séries para a revista ao longo dos anos seguintes, incluindo seu primeiro grande sucesso Dr. Slump (スランプ, Dokutā Suranpu), tornando-o um nome familiar na comunidade de mangá. Mas seu nome iria disparar para a estratosfera no Japão e além – em 1984, quando o Dragon Ball original começou a ser serializado.
Seguindo as aventuras de um jovem lutador com cauda de macaco chamado Goku – enquanto ele enfrentava ameaças da Força Red Ribbon e viajava pelo mundo em busca das misteriosas Esferas do Dragão, a série foi um sucesso imediato e continua sendo uma das mais populares e um dos mangás de maior sucesso de todos os tempos.
O sucesso de Dragon Ball daria lugar à igualmente bem-sucedida adaptação do mangá para anime e, então, é claro, a uma série sucessora estrelada pelo Goku mais velho, Dragon Ball Z, um dos animes mais influentes de todos os tempos e responsável por alguns dos sucessos do meio. Ao longo da crescente popularidade de Dragon Ball, Toriyama continuou a criar novas séries e histórias e, claro, ajudaria a fornecer trabalho de conceito e design de personagens para alguns dos videogames mais queridos de todos os tempos em séries como Dragon Quest e o lendário jogo de RPG Chrono Trigger.
Toriyama retornou a Dragon Ball, nas telas e nos quadrinhos, ajudando a desenvolver a sequência do mangá e sua adaptação para anime, Dragon Ball Super, desde 2015. Mesmo até antes de sua morte, Toriyama estava trabalhando em novas histórias: uma adaptação do anime de 2000. Uma adaptação do mangá Sand Land irá ao ar mundialmente na Disney+ este mês, e Dragon Ball Daima, um novo capítulo da série que devolveria Goku à sua juventude, está atualmente em desenvolvimento e estreará ainda este mês.