Anderson de Oliveira, apresentador da Real TV (afiliada da Record em Mato Grosso), usou as redes sociais para desmentir as informações dadas pela Globo, durante o Jornal Nacional, de que houve censura à imprensa por parte da equipe de segurança de Bolsonaro durante um dos compromissos do presidente em Sorriso-MT.
Através de uma nota lida ao vivo por William Bonner e Renata Vasconcelos, a Globo disse que a equipe responsável pela segurança de Bolsonaro impediu os trabalhos dos profissionais de jornalismo da sua afiliada TV Centro América. A emissora informou que o segurança chamou um major do Exército que estava no local e expulsou dois de seus jornalistas. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, a Associação Nacional de Editores de Revistas e a Associação Nacional de Jornais divulgaram uma nota de repúdio e destacaram que qualquer tipo de censura cerceia o direito constitucional da sociedade de ser livremente informada.
+Xuxa confirma saída da Record e lamenta: “Queria muito fazer o Dancing Brasil”
No entanto, o apresentador da Record contou em sua conta oficial no Instagram que estava no local da confusão e desmentiu a versão da Globo. Anderson de Oliveira disse que os profissionais da TV Centro América estavam sem suas identificações de jornalistas e por isso não foram autorizados a trabalhar no evento.
Confira a íntegra do relato de Anderson de Oliveira contra a Rede Globo
O evento presidencial que aconteceu na ultima sexta-feira na Região Norte do Estado de Mato Grosso foi aberto para todos os veículos de comunicação, desde que, preenchido um formulário e entregue alguns documentos através de um link, disponibilizado pela Assessoria do Governo. O compromisso oficial, iniciou em Sinop, e teve a presença de vários profissionais de imprensa do Brasil, fato que se repetiu em Sorriso, a segunda tarefa oficial do chefe de estado.
Foi preparada uma recepção particular em uma fazenda local, organizada pelos proprietários, onde, APENAS CONVIDADOS, poderiam ter acesso a área rural, bem como à sede, onde foi a cerimônia. Apenas, uma emissora de todo o país foi convidada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal, a Real TV, Record TV de Sinop, e foi recebida pela equipe da Tv Brasil, emissora do governo. Uma nota de Repúdio, exibida pela Rede Globo, aponta uma “Censura” ao ter o cinegrafista da afiliada local, que burlou o esquema de segurança, e conseguiu acessar a área reservada para os convidados.
O cinegrafista foi identificado e convidado pela segurança a se retirar do local, sem violência, tampouco, ameaças, muito menos, contato com os equipamentos. Eu presenciei toda a cena junto dos demais profissionais da Real TV presentes e podemos afirmar que não houve censura, mas sim, uma DESELEGÂNCIA, por parte do veículo, quando enviou o profissional, sem credencial, que mesmo assim, entrou no local, furando as três barreiras de segurança. Espero ter esclarecido, uma vez, que estávamos acompanhando todo procedimento, e seriamos, absolutamente, contrários se houvesse qualquer atitude arbitraria.
Att. Anderson de Oliveira
Apresentador do Cidade Alerta da Real Tv/ RecordTv Sinop.