O ator Ewerton de Castro tem passado por maus bocados devido a uma decisão que tomou há alguns anos atrás. Isso porque o ator decidiu abandonar as gravações de uma minissérie da Rede Globo, “O Quinto dos Infernos”, como argumento, ele falou que a emissora estava o desrespeitando.
Castro já estava na emissora há um bom tempo, prestes a completar 20 anos de casa. Além disso, tinha em sua jornada papéis relevantes nas novelas da Globo, como “Roque Santeiro”, “De Corpo e Alma” e “Fera Ferida”.
No entanto, o incômodo surgiu quando Ewerton descobriu que o seu personagem (Cauper, um comerciante) não era tão relevante no enredo. De acordo com suas palavras: “não tinha a menor importância na minissérie”.
“Não fui respeitado artisticamente. Meu personagem não tinha falas e quase nunca era enquadrado pela câmera. Não pensei que eles chamariam a mim, um profissional com 34 anos de carreira, para fazer praticamente uma figuração”, disse ele na época.
Veja também: Programação da Globo de terça-feira 23/05/2023
Batalha Judicial
No entanto, a Globo não teve uma boa reação com a atitude do ator, reclamou sobre a quebra de contrato e processou Castro, exigindo que ele pagasse uma multa. Além disso, a emissora falou à justiça que foi pega de surpresa e, por conta disso, teve que lidar com vários danos devido ao abandono.
“Diante do inexplicável desaparecimento de um de seus personagens, foi preciso alterar o roteiro, reescrevendo vários capítulos, tentando, de alguma forma, não prejudicar o conteúdo da obra”, declarou a Globo no processo.
A emissora ainda afirmou que Ewerton de Castro foi contratado para interpretar um coadjuvante e não existiu qualquer desrespeito com o profissional.
“Por mais famoso que seja, um ator não pode interferir nos critérios de direção e de produção de uma obra.”
No dia 15 de maio, 21 anos após o ocorrido, a Justiça apoiou a emissora e o ator terá que pagar a uma multa de contrato, que dará aproximadamente 210 mil reais, contando com juros e correção monetária.
A Justiça acredita que quando Ewerton de Castro assinou o contrato, conseguiu ver o script da obra que deixava claro que o seu papel não teria muita importância.
O juiz Rogério Arruda declarou que o ator abandonou a minissérie por “descontentamento e arrependimento”. No entanto, não houve descumprimento da Globo sobre os termos do contrato. O ator tem o direito de recorrer.
Por onde anda Ewerton de Castro?
Após o ocorrido, o ator Ewerton de Castro passou a trabalhar na Record TV. Ele atuou em novelas como “A Escrava Isaura” (2004) e “Chamas da Vida” (2008). Seu último papel na Record foi na minissérie “A História de Ester”, em 2010.
No ano de 2012, Castro deixou o Brasil. A coluna no UOL, do jornalista Flávio Ricco, informou que o ator se encontrava “triste e desiludido”. Ewerton mudou-se para os Estados Unidos, e permaneceu lá durante todos esses anos.
O ator voltou ao Brasil em 2014 e fez uma despedida dos palcos com a peça “O Amor Move o Sol e Outras Estrelas“, em Cordeirópolis (SP).
“Eu detesto competição, acho horrível competição. E esse mundo de vaidade da televisão e do teatro profissional, é um mundo onde as pessoas fazem coisas inacreditávies pra aparecer. Eu não gosto disso. Eu gosto de fazer meu trabalho com amor, dedicação. […] Essas coisas todas me desalentaram um pouco”, disse, em entrevista, para a revista Época.