A derrota do Botafogo para o Cuiabá na Copa do Brasil deixou vários torcedores do Botafogo irritados, entre eles, Felipe Neto. O youtuber aproveitou para expor tudo o que está acontecendo na diretoria do clube que segundo ele, está caminhando para a falência.
Em uma série de postagens no Twitter, Felipe Neto fez duras críticas aos irmãos Moreira Salles por não darem a devida importância ao projeto S/A, na época apresentado por Laércio, e que sem ele, o clube poderia fechar as portas e deixar de existir. Por esse motivo, ele contou que deixou de investir 3 milhões de reais para o Botafogo, já que não enxergava segurança no novo projeto que estava sendo implementado, principalmente após a saída de Laércio do clube.
Confira na íntegra o que foi dito por Felipe Neto sobre o Botafogo
Situação do Botafogo é drástica. Sem o projeto da S/A, não há qualquer esperança de uma real sobrevivência do clube. Eu estive ali dentro e vi de perto os projetos e possibilidades. Hoje, caminham pra Recuperação Judicial sem saberem nada sobre isso. É aterrorizante. Gostaria de avisar aos irmãos Moreira Salles que não adianta nada construir um CT de ponta para um clube que vai fechar as portas. Vão usar o CT pra família fazer churrasco?
Vou expor aqui o que sei, o que vi, o que acompanhei. Não terei mais qualquer amigo dentro do Botafogo depois disso, mas não ligo mais. O Botafogo caminha para a, agora, inevitável falência e ngm mais vê saída. Então vou falar. Em 2018-19, em situação caótica, surgiu um anjo no Botafogo. Um homem de SP que, mesmo sendo um puta gestor financeiro, nunca entrou pra fazer parte das corjas que comandaram o clube. Seu nome: Laercio Paiva. Ele montou o projeto S/A do zero, com o brilhantismo da sua mente.
Naquela época, era cada bobajada que saía na imprensa esportiva… Serviu para eu ver como uma parte considerável das notícias de futebol são apenas orelhadas sem fonte. Inventaram q o projeto era da Ernst&Young e que tinha sido contratado pelos irmãos MS. Uma bobagem. Os irmãos haviam sim contratado uma consultoria da E&Y, que no final não teve praticamente qualquer serventia. O projeto era criado e tocado pelo Laercio enquanto a torcida era informada que o clube “esperava a gigantesca consultoria paga pelos irmãos”. O Laercio, inteligente pra cacete, até colocou a logo da E&Y no projeto, pra passar credibilidade aos investidores. Afinal, embora a consultoria não tenha mudado NADA no projeto da S/A, a empresa tem uma colossal credibilidade no mercado.
Nessa época, fui procurado pelo Laercio, que me apresentou o projeto da S/A. Amigos, eu já criei muita empresa. Já vendi empresa, já fali, já fiz negócios internacionais, nacionais, já vi de tudo. Nunca eu vi algo tão lindo e promissor quanto o 1° projeto da S/A do Laercio. O projeto era claro: juntar em torno de 250 milhões com investidores, usar para sanear as dívidas do clube (praticamente zerar a dívida com negociações à vista) e ainda sobraria recursos para investir no futebol. Criaria a gestão profissional. CEO, board, diretores, etc.
O projeto era incrível, colocaria o clube em outro nível. Ainda por cima, o exit pros investidores era fácil: deixaria o clube em situação de ponta e ofereceria a gigantescos investidores internacionais. Eu mesmo me dispus a injetar 3 milhões no projeto (não sou os MS). O Laercio, SOZINHO, conseguiu convencer tanta gente q a S/A parecia impossível de não sair. Juntou-se a ele o incrível advogado André Chame, meu amigo e profissional impressionante. Com os dois na tomada de decisões, não tinha como dar errado! Os irmãos veriam isso… O problema é q os irmãos se tornaram a maior novela da história centenária do Botafogo. Eu não participei de nenhuma reunião com eles, mas ouvi relatos sobre inúmeras, de fontes diferentes. E a única coisa q eu posso dizer é: que inferno do cacete!
Meses se passaram e o Laercio veio até a minha casa. Seu olhar era diferente. Aquela gana, aquele fascínio, tinha acabado. De repente eu descubro que o dinheiro agora seria usado diferente. Nada de sanar dívidas. Agora o foco seria investir pesado no futebol. Eu perguntei como aquilo era possível. O Laercio é um cara tão maravilhoso que ele chamou a responsabilidade pra ele, dizendo que confiava que era o melhor caminho. Mas não sou burro. O comitê havia mudado o projeto na marra, pra mim isso não resta a menor dúvida. Ele foi vencido.
Com o projeto novo, não senti mais segurança. E não senti nenhuma confiança de que a turma que controla o Botafogo há décadas deixaria o clube de fato ser tocado por profissionais. Foi quando avisei que não mais seria investidor. Eu não poderia arriscar 3 milhões dessa forma. Contudo, o Laercio continuava, guerreiro, tentando viabilizar a S/A, junto do Chame. Os irmãos, porém, não queriam mergulhar de cabeça. O que é bizarro, visto que o valor que eles precisavam investir era basicamente “dinheiro de bala” pro patrimônio deles.
No meio, o Botafogo quase foi pro brejo. Os irmãos se aproximaram de 2 aproveitadores que convenceram que o melhor caminho era fechar com uma empresa intermediadora de investimento europeia. Essa empresa tinha sido ENXOTADA do time que tinha se associado. Foram dias de terror. Por fim, eu me afastei. Não via mais como aquilo ser resolvido. As últimas notícias que recebi foram que os irmãos tinham se recusado a colocar o montante necessário pra fechar o projeto e o Laercio não tinha mais como continuar. Hoje veio a notícia de que ele saiu.
Uma observação: eu quero deixar muito claro que o lance do comitê ter mudado o projeto em relação às dívidas é uma OPINIÃO minha. Eu não vi isso acontecer, apenas não imagino quem mais teria pressionado pra mudar o projeto de saneamento de dívidas para investimento em futebol. A saída do Laercio é o fim do projeto da S/A. A menos que ele volte, esse projeto não acontecerá. Ou até pode vir a acontecer, mas totalmente esfrangalhado. E agora o Botafogo está em situação de calamidade. Qualquer um que diga o contrário, está mentindo.
Não vou ver meu clube do coração acabar sem tentar tudo que eu posso pra expor o que tá acontecendo e, quem sabe, ajudar a chacoalhar a árvore. Já tem gente muito puta me xingando no WhatsApp. Não posso fazer nada. Tudo que falei aqui ou foi FATO, ou opinião (deixei claro o que foi opinião). Agora, a única saída que resta ao Botafogo é o projeto de recuperação judicial, q é uma lástima. Tão ruim q o Laercio não fará parte. O projeto é apenas adiar o inadiável. A falência completa do clube. Sem o projeto S/A, há 99,9% de certeza de que o Botafogo não irá sobreviver.
Por fim: NUNCA vou entender o fascínio dos irmãos em investir tudo q for preciso no CT, mas se recusarem a botar o q era realmente necessário pra S/A acontecer. Nunca. Absolutamente NUNCA! O clube tende a falir sem a S/A, mas é melhor investir no CT? NUNCA! E uma observação: Quem acha q o Montenegro é o culpado, não sabe q o clube JÁ ESTARIA FALIDO se não fosse por ele. Não existiria Botafogo hoje se ele não existisse. Não é exagero.
Amanhã o Montenegro e outros membros do comitê provavelmente me chamarão de mentiroso. Repito: o comitê ter mudado o projeto é só uma opinião minha. Eles usarão isso pra dizer que eu menti, etc. Não tenho nada a ganhar aqui, só a perder. Amanhã serei massacrado pelo comitê, aguardem. Espero que vocês entendam que eu não tenho nada a ganhar do Botafogo. Literalmente nada. É apenas minha paixão.