O cantor Zé Vaqueiro revelou o nascimento de seu filho caçula, Arthur, fruto de seu relacionamento com Ingra Soares. No entanto, a chegada do bebê trouxe preocupações, uma vez que ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) logo após o parto, devido a uma malformação congênita.
Arthur nasceu com a síndrome de Patau, que é a trissomia do cromossomo 13. A condição rara pode acarretar em deficiência intelectual. Conforme dados do Ministério da Saúde, bebês com essa síndrome enfrentam altas dificuldades de sobrevivência e raramente chegam à primeira semana de vida.
Em nota nas redes sociais do cantor, sua assessoria de imprensa informou sobre a condição do bebê. Além disso, reportou o cancelamento de todos os shows de Zé Vaqueiro até o dia 17 de agosto para ficar do lado do filho.
“Neste momento, a família necessita estar unida, cercada de amor e serenidade. Contamos com a compreensão de todos e pedimos que se juntem a nós em orações pelo bem-estar do pequeno Arthur e por toda a família, que agradece antecipadamente o apoio”, expressou a equipe do artista.
A síndrome de Patau tem uma série de sintomas, incluindo baixo peso ao nascer, cabeça pequena, possíveis convulsões, dedos extras nas mãos ou nos pés, deficiência intelectual, episódios de apneia, lábio leporino, músculos flácidos ou orelhas de implantação baixa.
As malformações congênitas englobam uma variedade de alterações que afetam a estrutura ou a funcionalidade dos bebês. Nesse sentido, o diagnóstico delas podem ser antes, durante ou após o nascimento. As anomalias podem ter fatores genéticos, infecciosos e/ou nutricionais.
Leia também: Isadora Cruz volta a ser internada após diagnóstico de infecção