G.I. Joe: Retaliação é um filme de ação e aventura americano dirigido por Jon M. Chu e lançado em 2013. O filme é uma continuação do primeiro filme da franquia G.I. Joe, lançado em 2009. Neste artigo, o Todo Canal vai explorar algumas curiosidades interessantes sobre a produção.
Dwayne “The Rock” Johnson
Dwayne “The Rock” Johnson é um dos atores mais populares em Hollywood atualmente e, em G.I. Joe: Retaliação, ele interpreta Roadblock, um dos personagens principais. O papel de Roadblock foi originalmente oferecido a Channing Tatum, que interpretou Duke no primeiro filme, mas ele recusou devido a conflitos de agenda. Foi então que Johnson foi escalado para o papel.
Bruce Willis
Outro grande nome de Hollywood que participa é Bruce Willis, que interpreta o personagem Joe Colton, o G.I. Joe original. Colton é um personagem importante na história, e Willis foi escolhido para trazer sua presença icônica. O ator originalmente recusou o papel, mas acabou aceitando após um encontro com o diretor Jon M. Chu.
Adaptação de personagens
Muitos personagens dos quadrinhos e desenhos animados aparecem no filme, mas alguns foram adaptados de maneira diferente do que os fãs estão acostumados. Por exemplo, o personagem Cobra Commander usa uma máscara diferente no filme, que foi criada para ser mais realista e parecida com um respirador de gás.
Cenas de ação
O filme apresenta uma série de cenas de ação impressionantes, muitas das quais foram filmadas com o uso de efeitos especiais e acrobacias. Uma das cenas mais memoráveis é uma batalha na montanha entre os G.I. Joes e o exército de Cobra, que apresenta uma mistura de tiro, explosões e artes marciais.
Locações
O longa foi gravado em várias locações ao redor do mundo, incluindo em Louisiana, Washington D.C., Tóquio e a Cordilheira do Himalaia. As cenas ambientadas no Himalaia foram filmadas na região montanhosa do estado de Utah, nos Estados Unidos.
Trilha sonora
A trilha sonora apresenta uma mistura de músicas originais e covers de músicas populares. A música “Back in Black” do AC/DC, por exemplo, é usada durante uma cena de ação envolvendo o personagem Roadblock.
Recepção crítica
O projeto recebeu críticas mistas dos críticos de cinema. Alguns elogiaram as cenas de ação e o elenco, enquanto outros criticaram o roteiro e a falta de desenvolvimento dos personagens. No entanto, o filme foi um sucesso comercial, arrecadando mais de US$ 375 milhões em todo o mundo.