A Rede Globo publicou uma nota de repúdio a uma campanha de intimidação contra William Bonner, apresentador do “Jornal Nacional”. Desde que o CPF do filho de Bonner foi usado para solicitar o auxílio emergencial do Governo Federal, o jornalista tem sido alvo de ataques por meio do WhatsApp.
Na nota, a emissora informou que William e sua filha receberam mensagens de um número de Brasília contendo uma lista de endereços relacionados a Bonner. Informações como números de CPF do jornalista, de sua mulher, de seus filhos, pai, mãe e irmãos também estão incluídos nas mensagens.
A Rede Globo disse que apoiará o jornalista “para que os autores dessa divulgação de seus dados fiscais, protegidos pela Constituição, sejam encontrados e punidos”. A emissora também ressaltou que “William Bonner é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e nenhuma campanha de intimidação o impedirá de continuar a fazer o seu trabalho correto e isento”.
Por fim, a Globo reforça que “ele [William Bonner] conta com o apoio integral da Globo e de seus colegas e está amparado pela Constituição e leis desse país”.
+ Major Olímpio chama Bolsonaro de traidor em conversa de WhatsApp, diz jornalista
William Bonner também se manifestou sobre campanha de intimidação
Ao jornal O Estado de S. Paulo, William Bonner afirmou ter se sentido reconfortado com o apoio que recebeu da Rede Globo. O jornalista também explicou que vai acionar os meios legais para “encontrar os culpados”.
“O apoio da Globo e dos colegas são reconfortantes. O episódio de ontem foi uma clara intimidação. Quem quer fraudar não avisa, não manda mensagem como ameaça. Como a única coisa que eu faço é ser jornalista, fica claro o propósito de me intimidar. Não vão conseguir. Com os meios legais, vamos encontrar os culpados para que sejam punidos”, afirmou.