Notícias

Marcos Mion faz desabafo após polêmica sobre autismo envolvendo Leo Lins

Marcos Mion usou sua conta no Instagram para fazer um desabafo sobre uma polêmica sobre racismo envolvendo Leo Lins. Tudo começou quando a mulher do humorista publicou uma foto dele isolado, sentado no sofá, sem ninguém por perto, e comentou: “Parece um autista”.

A frase não repercutiu bem e gerou revolta na internet. Principalmente pelas comunidades de apoio as pessoas com autismo. Um internauta chegou a mandar mensagem para Leo Lins, pedindo para que ele sugerisse sua esposa a se retratar após o que foi escrito. A resposta do humorista aumentou a polêmica.

“Eu já tentei. Juro que falei pra ela responder todas as pessoas que estão indignadas como você. Aconselhei ela a mandar vocês enfiarem uma rol* gigantesca no c*. Um pa* bem veiudo, mais vascularizado que seu cérebro (se bem que pra isso não precisa muito). A ideia era socar essa rol* até a cabeça sair na boca, empalando o corpo. Depois remover a rol* (que aliás, estaria de máscara, pois não quero que pegue covid), remover cuidadosamente, o que deixaria um buraco cilíndrico, ai jogaria milho para que o corpo se tornasse abrigo de pombas brancas da paz. Essa foi minha sugestão, mas ela achou um absurdo. Prometo que vou seguir tentando”, escreveu Leo Lins.

Mion desabafa e defende comunidade autista

Marcos Mion, que tem um filho autista, fez questão de fazer um vídeo que foi divulgado em suas redes sociais para responder a brincadeira de mal gosto por parte do humorista. Confira o que o apresentador de A Fazenda falou:

Normalmente, eu deixo essas coisas passarem, porque quanto menos palco melhor. Mas minha comunidade está me cobrando um posicionamento e eu nunca vou deixá-los na mão, até porque eles sabem qual o meu sentimento e o que eu sempre, seja o que for ou contra quem for, estarei do lado dos autistas.

Não é mais sobre os autistas serem respeitados ou não. Virou uma arena de baixo calão, coisas desumanas, de uma agressividade raramente vista nas redes sociais entre os dois lados: pessoas da comunidade autista de um lado e o Leo Lins, em outro. Virou uma guerra. Eu luto com a cabeça erguida todos os dias pelo autismo, pelo meu filho, mas isso não me dá orgulho. Não sinto orgulho com esse tipo de batalha.

Eu sinto de verdade pelas mães que fizeram os primeiros contatos com a Aline, namorada do Leo, que foi quem fez o comentário de vídeo usando o autismo como adjetivo. Eu acredito, sinceramente, que ela não falou com maldade, mas também sei que teria acabado na hora se ela tivesse acatado aos primeiros pedidos que chegaram para ela se retratar. Infelizmente, eu tive acesso a resposta da assessora dela, que não viu o porquê dela pedir desculpas.

A comunidade, sendo ignorada, se armou e foi para cima. Uma comunidade, que sofre há décadas, vive na sombra e terem que conviver com piadas, no momento em que se unem e se fortalecem uns aos outros, ganham forças para lutar. Temos pessoas da paz e os agressivos. As coisas que Léo falou são absurdos. Bater em fraco não é humor, não é o ponto alto do humorista.

Na verdade, é fácil, não precisa de cérebro. Esse humor radical, que tira sarro de tudo, está com dias contados, vai virar um evento clandestino. E eu fico feliz com isso. Eu sinto muito por a gente ainda ter que passar por isso. Autismo não é adjetivo, não usem como piada, nem em show e nem em lugar nenhum.

Entendam isso de uma vez por todas. Rir de uma condição, franqueza ou sofrimento não te torna um bom humorista.”

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Lucas Guedes

Jornalista formado em 2019, atuando no Todo Canal para transmitir informação e entretenimento.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.