Após ser bem avaliada na novela ‘Vai na Fé’, Mel Maia foi convidada para interpretar ‘Mariana’ em ‘Renascer’. A escalação da atriz, no entanto, emperrou por causa da idade de Mel e da quantidade de cenas de sexo que a personagem tem com José Inocêncio, que será interpretado por Marcos Palmeira. Mesmo sendo maior de idade, a cúpula da Globo avaliou que Mel, que fez 19 anos em maio, ainda é muito nova para interpretar sequências quentes com um ator de 60 anos.
A emissora pretende escalar uma atriz um pouco mais velha, mas que imprima ser nova. Um exemplo dado nos bastidores é o de Camila Queiroz em Verdades Secretas (2015). Na época da novela que era recheada de cenas de sexo. A atriz tinha 22 anos, mas passava tranquilamente por uma jovem de apenas 17 anos.
Mel Maia foi convidada para fazer a personagem que traumatizou Adriana Esteves em 1993 assim que Alice Wegmann recusou o convite para interpretar a jovem. A atriz alegou que não ia conseguir conciliar as gravações da novela com as da segunda e da terceira temporadas de Rensga Hits!. Vai na Fé ainda estava no ar quando a Globo ofereceu o papel para a intérprete de Guiga. Logo em seguida, no entanto, a emissora entendeu que não seria bacana expor uma atriz tão nova em sequências de sexo com um homem mais velho.
Com veto de Mel Maia, Clara Moneke é cotada
Após a Rede Globo de Televisão entender que Mel Maia não poderia interpretar cenas tão pesadas de sexo em ‘Renascer’, Clara Moneke que tem 24 anos, entrou no radar do autor Bruno Luperi e do diretor artístico Gustavo Fernandez.
Além de talentosa, Clara aumentaria a representatividade no remake. A direção e a produção de elenco foram orientadas pela Globo a escalar muitos atores pretos, já que a novela se passa em Ilhéus, na Bahia, e há uma preocupação enorme em não repetir o erro cometido em Segundo Sol (2018).