A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues morreu neste domingo (05), aos 94 anos, em João Pessoa, na Paraíba. A veterana, uma das pioneiras da TV, Lolita estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia. Segundo sua filha, Silvia Rodrigues, o corpo de da famosa será cremado numa cerimônia restrita à família.
Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da TV
Lolita Rodrigues, cujo nome verdadeiro é Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, nasceu em Santos, São Paulo, em março de 1929. Ela fez parte da geração que deu início à televisão no Brasil e até cantou o hino da TV brasileira na estreia da TV Tupi, em 18 de setembro de 1950. Filha de espanhóis, muitos de seus personagens tinham sotaque castelhano, como a espanhola Aldonza em “Sassaricando” (1987) e outra espanhola em “Terra Nostra” (1999), ambas mães de personagens interpretados por Claudia Raia.
Além de sua atuação em novelas, a atriz também era conhecida por sua amizade com as também atrizes, cantoras e apresentadoras Nair Bello e Hebe Camargo. Uma entrevista conjunta das três a Jô Soares, com quem também eram amigas, se tornou icônica. Após se aposentar, ela fez poucas aparições públicas e decidiu viver reclusa em João Pessoa, na companhia de sua única filha, Silvia Rodrigues.
Ademais, a última aparição pública de Lolita Rodrigues foi em dezembro de 2017, quando prestigiou o espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo. Além de suas atuações em “Sassaricando”, “Terra Nostra” e “Kubanacan” (2003), o trabalho de Lolita pode ser visto na reexibição de “Sassaricando” pelo Canal Viva e nas novelas disponíveis no Globoplay.