No último domingo (22) morreu aos 85 anos Cyva Ribeiro de Sá Leite, que ficou nacionalmente conhecida como Cyva, uma das fundadoras e integrantes do grupo Quarteto em Cy, que fez muito sucesso desde os anos de 1960. Ela estava internada no Hospital Casa Rio Botafogo, no Rio de Janeiro.
A cantora é formada em Letras, era irmã de Cynara, Cybele, e Cylene, outras integrantes do quarteto. A notícia da morte de Cyva foi confirmada no Instagram do Quarteto, na manhã desta segunda- feira (23). Confira, abaixo, a nota de pesar publicada no perfil do grupo:
22/10/23 – NOTA DE FALECIMENTO
“É com imenso pesar que noticiamos a passagem de Cyva, integrante e fundadora do Quarteto em Cy.Cyva participou de toda a carreira do grupo, desde 64, todas as formações.Grande líder, uma irmã e tia generosa com todos, uma amiga sensível. Vai fazer muita falta! Que Deus e os anjos a recebam com muita luz.”
A morte de Cyva é a segunda do Quarteto de irmãs neste ano. Em abril morreu Cynara devido a uma insuficiência respiratória. Cybele, por sua vez, morreu em 2014.
Confira detalhes sobre a carreira de Cyva
As lendárias baianas, nascidas em Ibirataia, vieram ainda jovens para o Rio de Janeiro com o desejo e o sonho de uma carreira musical. Juntas, fundaram o Quarteto em Cy e iniciaram uma longa trajetória musical. Com o apoio do cantor e compositor Vinicius de Moraes, elas começaram a interpretar grandes compositores do cenário nacional e eram carinhosamente apelidadas de “baianinhas”.
Em 2018, o grupo ganhou três CDs dedicados aos anos 60 e 70, quando a carreira ainda estava no início. Os encartes dos discos foram ilustrados por textos escritos por Cyva e Cynara. Os shows inseridos na discografia haviam sido apresentados ainda na ditadura militar.