A Video Music Awards (VMA) é uma das maiores premiações da música americana criada pela MTV desde 1984. Porém as escolhas vem gerado muitas polêmicas. A emissora chegou a ficar entre os assuntos mais falados do Brasil no Twitter após fãs de Michael Jackson repercutirem por ele ter deixado de ganhar vários prêmios, inclusive de artista do ano, por se negro e limitado a concorrer apenas na categoria R&B e nunca na principal.
O fato já tinha incomodado Michael Jackson em 1987, quando o rei do pop escreveu uma carta aberta ao jornal The Sun, onde falou da desigualdade que enfrentava durante as premiações.
“Esses caras [Os Beatles] eram bons, mas não melhores cantores ou dançarinos do que os artistas negros. “Eu não sou preconceituoso. Mas agora é hora do primeiro Rei Negro. Meu objetivo é me tornar grande e poderoso, para me tornar um herói, para acabar com o preconceito, para fazer essas ‘criancinhas brancas’ me amarem e fazê-los me respeitarem. Eu vou mudar o mundo”, escreveu na época.
+Taylor Swift vai pagar faculdade de R$ 166 mil para fã de 18 anos
Injustiça no VMA repercutiu na internet
Vários influencers e internautas demonstraram suas insatisfações pelos artistas negros não poderem concorrer as categorias principais do prêmio e subiram a hastag #MTVRacista.
“A MTV não transmitia clipes de artistas negros até o Michael Jackson aparecer e mudar isso. E não só isso, a MTV estava beirando o declínio quando o maior artista da indústria começou a lançar seus clipes e os salvou do fracasso. #MTVRacista”, escreveu um fã. “Não vão nos calar, não vão apagar a verdade. Sempre vamos estar aqui expondo o complô da indústria racista tinha com o rei Michael Jackson. Aliás, não queriam um artista preto sendo tão revelante e histórico como ele, não é mesmo? CHEGA #MTVRacista”, comentou outra pessoa.