Ao tentar realizar uma homenagem o rapper Tyler, The Creator ganhou uma grande dor de cabeça. Isso porque o cantor que é dono de uma marca de roupas chamada GOLF le FLEUR no último dia (06 de dezembro) fez um vídeo promovendo a nova coleção foi lançado. Nele havia a presença da canção “Duplo Sentido”, composta por Gilberto Gil em 1973.
Rapidamente, os fãs brasileiros notaram a homenagem do artista ao brasileiro e encheram os comentários com elogios e pedindo para que Tyler viesse ao Brasil. Ele, inclusive, postou uma foto recentemente em seu perfil oficial do Instagram com a legenda “Bom Motivo”, atiçando mais o coração dos adeptos do dono do hit “EARFQUAKE”.
Porém, Gilberto Gil não gostou nada do que viu, visto que a faixa foi usada sem autorização prévia dele. Segundo informações divulgadas por Mônica Bergamo, colunista do jornal “Folha de São Paulo”, o artista espera que propaganda seja retirada imediatamente do ar, ao menos, até que a questão autoral seja resolvida.
Tyler, The Creator pede desculpas para Gilberto Gil
Tyler chegou a ligar para Gil para pedir desculpas pelo mal-entendido na última terça-feira (12) e disse que não foi informado que a canção não havia sido liberado pelo brasileiro. De acordo com Bergamo, fontes próximas afirmaram que o rapper se declarou fã de Gilberto Gil e disse já ter contatado pessoas em Los Angeles para tentar resolver o imbróglio.
Segundo ela, a ideia é os dois cheguem a acordo amigável. Caso contrário, representantes de Gil não descartam acionar a Justiça no Brasil e nos Estado Unidos pelo uso indevido de sua obra pela marca. Até o fechamento desta matéria, o vídeo da campanha publicitária continua no ar. O Instagram de Gilberto Gil respostou um stories do rapper Fióti, em que questiona o “desconhecimento” de Tyler sobre os direitos.
“Amo o querido. Mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo previo e negociação de direitos autorais?”. “Não dá para alegar desconhecimento, custo a acreditar que se fosse o contrário a resolução seria amistosa. Isso não é valorizar o Brasil, nem os criadores!!! Espero que tudo se resolva de maneira justa e equilibrada, mas que vacilo!”, finaliza.