Notícias

Mussum, o Filmis: Saiba detalhes do longa sobre Mussum

Desde pequeno Antonio Carlos Bernardes Gomes (Mussum) sonhava ser jogador de futebol e vestir a 10 do Flamengo. Porém, descobriu precocemente que era “ruim pra cacildis”. E que seu negócio era o samba. Assim, é provável que Mussum, o Filmis comece com uma pelada num terreno baldio do Morro da Cachoeirinha, na zona norte do Rio.

Carlinhos, como ainda era conhecido, corre para buscar a bola espirrada para o terreno vizinho, sobe no muro e dá de cara com uma roda de samba. Então, fica hipnotizado e esquece da bola, até ser despertado pela mãe, dona Malvina, que o puxa de volta para o chão. Quer o filho longe dali, porque samba e cachaça não dão futuro a ninguém.

Mussum, o Filmis tem estreia nacional nesta quinta-feira (2), além de melhor filme, estreia de Silvio Guindane na direção, o longa-metragem consagrou Ailton Graça, aos 59 anos, como melhor ator logo em sua estreia como protagonista. Conferiu também o Kikito de melhor ator coadjuvante a Yuri Marçal, pelo papel do jovem Mussum em sua passagem pela Aeronáutica e seus primeiros passos como Carlinhos do Reco-Reco no grupo Os Modernos do Samba. O ator-mirim Thawan Lucas Bandeira é o Antonio Carlos ainda moleque.

Ailton Graça interpreta ‘Mussum’

“Este filme é a realização de um projeto de vida. É o primeiro ‘pretagonista’ que eu faço, e, dentro do meu histórico como artista, sempre quis homenagear o Mussum, fosse no teatro ou em qualquer lugar. Fiquei muito feliz construindo esse personagem para o cinema”, afirma Ailton Graça.

Graça iniciou vida artística nos anos 1980 e na década seguinte começou a brilhar em filmes (Carandiru, Bróder, Meu Tio Matou um Cara), novelas (Avenida Brasil, Império, Travessia) e no teatro (Macunaíma, A Hora e a Vez de Augusto Matraga). Depois do golpe de 2016, foi um dos artistas mais engajados nos movimentos de resistência e de defesa da democracia.

Além de Ailton Graça e Marçal, a veterana Neusa Borges levou prêmio de atriz coadjuvante no papel de dona Malvina na última fase do artista. O termo coadjuvante, porém, não fica bem no papel exuberante desempenhado por Neusa Borges. Dona Malvina Bernardes Gomes, vivida em seus primeiros anos pela também impecável Cacau Protásio, é a principal referência da vida de Mussum.

Com ela, o sambista e comediante teve de ralar para não sair do prumo. Iniciou tardiamente os estudos por falta de condições da mãe de levá-lo à escola. Nascido em 1941, só terminou o antigo primário aos 13 anos, mas na condição de melhor da turma na Fundação Abrigo Cristo Redentor. Só voltava para casa aos finais de semana, tempo em que ainda fazia as lições e ensinava a mãe a ler e escrever. “Burro preto tem um monte, mas preto burro não dá”, repetiria ela, ao longo da vida. Comovente a cena em que ela escreve o próprio nome pela primeira vez, com o sonho de poder assiná-lo.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Caroline Gouveia

Caroline Gouveia Fortino 22 anos, formada em Jornalismo pela Faculdade das Américas (FAM). Redatora e produtora de conteúdo dos portais N10 notícias e Todo Canal, com experiências no Notícias da TV e Metropoles na coluna do Leo Dias.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.