Nesta quarta-feira (29) a retrospectiva do Spotify foi liberada e os usuários do streaming já podem descobrir quais artistas e podcasts foram mais tocados durante o ano de 2023. Esse recurso está disponível no aplicativo para Android e iPhone (iOS) e no link spotify.com/br-pt/wrapped. Para este ano, foram lançadas algumas novidades.
O design da retrospectiva brinca com formas bastante coloridas e abstratas e é apresentado em um formato parecido com stories do Instagram. O usuário pode conferir listas de artistas, músicas, gêneros e até podcasts mais ouvidos no ano.
O resultado do Wrapped pode ser compartilhado rapidamente para WhatsApp, Messenger (Facebook) e mensagens diretas do Instagram, o que pode facilitar caso você queira compartilhar sua retrospectiva com algum amigo e/ou grupo específico, por exemplo.
Um destaque do flashback do Spotify em 2023, são vídeos gravados por artistas enviados para os usuários que mais escutaram as músicas deles em 2023. Maluma, Marina Sena e Bruno Cardoso, vocalista do Sorriso Maroto, são alguns dos nomes que aparecem na retrospectiva, por exemplo. O aplicativo também faz uma divisão da retrospectiva por meses, indicando qual a música o usuário mais ouviu em determinado período do ano.
Veja como fazer a Retrospectiva do Spotify
A retrospectiva do Spotify está disponível para toda a base de usuários do streaming, e pode ser feita apenas pelo aplicativo para celulares, sem opção de acessar as informações no desktop.
Para fazê-la, basta abrir o Spotify e, então, tocar sobre o banner do Wrapped, que aparecerá logo na abertura, caso seu aplicativo esteja devidamente atualizado.
Agora, se você abriu o aplicativo e o banner da retrospectiva não apareceu, é possível conferi-la em outro caminho. Para isso, vá no link oficial do recurso (“https://www.spotify.com/br/wrapped/“, sem aspas) e toque no botão central para iniciar seu Wrapped de 2023.