“O Rei do Gado” é uma série de televisão brasileira que foi ao ar pela primeira vez em 1996. A série é baseada em um romance de Érico Veríssimo e retrata a história de um grupo de famílias de imigrantes europeus que se estabelecem no Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX. Desde então, a série tornou-se um dos maiores sucessos da televisão brasileira, sendo aclamada por público e crítica por sua direção, roteiro e atuações.
Infelizmente, ao longo dos anos, alguns dos atores que participaram da série já se foram. Neste artigo, vamos prestar homenagem a esses talentosos artistas e recordar suas contribuições para o folhetim, que está sendo reprisado pela Globo no “Vale a Pena Ver de Novo”.
Antônio Pompêo faleceu em 2006. No papel de Dominguinhos, foi um ator talentoso e deixou várias atuações em projetos como “Pedra sobre Pedra”, “A Casa das Sete Mulheres” e “Lampião e Maria Bonita”.
Raul Cortez morreu em 2006. Ele era Jeremias Berdinazzi na trama rural. O ator trabalhou em produções como “Mulheres de Areia”, “Senhora do Destino”, “Terra Nostra”, “Esperança” e “Rainha da Sucata”.
Leila Lopes faleceu em 2009. Ela deu vida a Suzana Maia, e participou de vários projetos, incluindo “O Rei do Gado”, “Despedida de Solteiro”, “Renascer” e “Tropicaliente”.
Liana Duval faleceu em 2011. Ela fazia o papel de Quitéria, e atuou em vários folhetins que marcaram época, como “Tudo na Cama”, “Vera”, “Tieta” e “A História de Ana Raio e Zé Trovão”.
Regina Dourado faleceu em 2012. A baiana interpretou Bagu. Participou de produções como “Pantanal” , “Os Normais”, “América” e “Caminhos do Coração”.
Luiz Parreiras faleceu em 2020. Ator de Orestes, atuou em produções como “Os Irmãos Corsos” e “Canoa do Bagre”.
Chica Xavier faleceu em 2020. Intérprete de Madre Gema, e deixou sua marca na história da televisão brasileira através de suas atuações. Trabalhou também em “Saramandaia”, “Sinha Moça”, “Duas Caras” e “Cheias de Charme”.
Eva Wilma faleceu em 2021. Ela fez o papel de Marieta Berdinazzi. Foi uma atriz talentosa e deixou vários trabalhos notáveis, como “Mulheres de Areia”, “A Viagem”, “Fina Estampa” e “Verdades Secretas”.
Tarcísio Meira morreu em 2021. Na trama, ele era Giuseppe Berdinazzi. Atuou em novelas como “Irmãos Coragem”, “O Beijo do Vampiro”, “A Favorita” e “Páginas da Vida”.
Milton Gonçalves faleceu em 2022. Fez inúmeras produções, entre elas “Gabriela”, “Roque Santeiro”, “Irmãos Coragem” e “O Tempo Não Parra”.