Lançada em setembro, sendo ofuscada pelo burburinho de sua sucessora, “Mania de Você” terá uma semana decisiva na Globo. Após a direção da casa adiantar a primeira fase, cortar várias cenas e deixar a trama sem sentido, João Emanuel Carneiro se viu obrigado a adiantar as viradas previstas no capítulo 100 para esta semana.
“Mania de Você” não fisgou o público e, certamente, não fisgará. Já falamos dos erros na estrutura da novela, que não faz com que o público se identifique com as personagens. Se uma novela não convence o seu público de comprar aquela trama nos 30 primeiros capítulos, a chance disso acontecer posteriormente, é nula.
Os mocinhos, Viola e Rudá, não geram empatia, não geram torcida. A novela se estrutura em dois personagens, Mavi e Luma, com Mércia correndo por fora. Mas tudo soa tão incoerente que nem o talento desse trio de atores é capaz de segurar a trama.
“Mania de Você” ainda sofre de todos os problemas das novelas anteriores do JEC: núcleos paralelos que não funcionam. Nesta novela, em especial, cada núcleo paralelo parece uma esquete do “Zorra Total”, as tramas andam em círculo e em nada colaboram com o núcleo central.
Pela experiência deste crítico, a novela não terá mais salvação. Estamos em novembro, mês que vem é a época de menor audiência na televisão brasileira, e janeiro não é um mês muito bom para televisão. Em fevereiro todo mundo estará no esquenta do carnaval, que será em março, mês que a novela terminará, e nem lembrarão da trama.
Para se ter uma ideia, nesta última sexta, dia 08/11/24, “Alma Gêmea”, novela das seis, exibida em 2005, ficou mais tempo no pico de 23 pontos do que a atual novela das nove, o produto mais caro da televisão brasileira. Bom, mas isso é assunto para outra coluna. A nós, noveleiros, resta esperar por “Vale Tudo”, torcendo para que o remake não jogue uma pá de cal na maior e melhor novela de todos os tempos.