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O início do fim de uma era

O SBT enfrenta um desafio com a queda de audiência de suas novelas infantis. A repetição de temas e a dependência de uma única autora desgastaram a fórmula de sucesso inicial, resultando em números de audiência abaixo do esperado. A emissora agora precisa repensar sua estratégia para atrair mais telespectadores e diversificar seu conteúdo.

Na televisão brasileira, quando um produto dá certo, usa-se à exaustão. Veja questões como o “The Voice Brasil”, desgastado até perder relevância e o “Master Chef”, que, ainda no ar, não mobiliza mais os telespectadores.

O SBT resolveu se especializar na realização de novelas infantis, o início com “Carrossel” foi promissor, mas, repetindo as histórias à exaustão, levaram a um desgaste da fórmula.

“A Caverna Encantada”, escrita por Iris Abravanel, estreou em março, e tem a menor média de audiência das novelas infantis exibidas na faixa. Enquanto “Carrossel” teve média de 12,4 pontos em 2012, “A Caverna Encantada” patina com 4 pontos de média, ou seja, a emissora perdeu mais da metade do público.

Anna e Moleza em A Caverna Encantada
Anna e Moleza em A Caverna Encantada. Foto: Divulgação/SBT

Vários são os fatores que explicam isso. Praticamente todas as novelas infantis da emissora foram escritas pela mesma autora: Iris Abravanel. Não se discute, aqui, a capacidade criativa da autora, mas é impossível, dentro de um nicho tão específico, não se repetir. As novelas acabaram por ser muito iguais, sempre com a mesma premissa, o que acaba por cansar os telespectadores.

As novelas, excessivamente longas, também desmotivam o acompanhamento das tramas, além do horário também não ser convidativo, pois quase 21 horas já é horário para crianças dormirem.

O sucesso de “Força de Mulher”, enlatada turca da Record, mostra que o SBT ainda está em débito com este público, sem apresentar qualquer novela adulta. Assim como acontece na sua concorrente, as reprises em looping eterno, cria, ainda mais, a sensação de “deja-vú”.

Bahar cansada em Força de Mulher
Bahar cansada em Força de Mulher. Foto: Divulgação/Record

Não se critica, aqui, a excelente ideia de produzir novelas para o público infantil, isso é louvável, ainda mais numa época em que as emissoras abriram mão disso tudo. Mas só investir nisso, sem um respiro, e só com uma autora à frente de tudo, coloca a emissora num lugar perigoso.

Os números já mostraram e agora o SBT terá que repensar sua grade para trazer mais telespectadores ao seu catálogo.

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Michael Godoy

Michael Godoy é um advogado apaixonado pelo mundo das artes, além de ser um ator formado pela Oficina de Atores Nilton Travesso em São Paulo. Já foi colunista do TN Audiência entre os anos de 2014 e 2017 e retorna agora falando sobre um assunto que ele adora: televisão.

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