No final da novela “Renascer“, uma morte inesperada e inédita vai marcar o encerramento do folhetim da Globo. Mas não se trata da passagem de José Inocêncio (Marcos Palmeira), mas sim de um companheiro que o acompanhou pela trama toda: o jequitibá.
Em cenas que irão ao ar no último capítulo, o coronel morrerá, efetivamente. Contudo, o autor Bruno Luperi decidiu dar um toque simbólico ainda mais profundo a esse desfecho. Além da morte de Inocêncio, um outro elemento importante da trama também encontrará seu fim: o jequitibá-rei, a árvore que tem um significado especial na história do personagem. Desde sua juventude, quando José Inocêncio, interpretado na fase jovem por Humberto Carrão, fincou seu facão aos pés do jequitibá, a árvore simbolizou a força e a conexão do protagonista com a terra.
A morte do jequitibá em Renascer
Com a morte do protagonista, a árvore também cairá, marcando o encerramento de um ciclo. Bruno Luperi descreve esse momento de forma poética: “O som de sua queda é grandioso. Mas, à medida que a câmera se afasta, vai sumindo. E sumindo. Até dar conta de como somos todos pequenos, por maior que possamos parecer“. Por fim, para criar esse momento de grande impacto visual, a equipe da Globo mobilizou seu time de fotografia e efeitos especiais.
Resumo Renascer: Confira no Todo Canal o resumo semanal da trama!
Obs: Os capítulos podem sofrer alterações pela Globo.