Semana passada, “No Rancho Fundo”, atual novela das seis da Globo, foi a telenovela mais vista do país, um feito raro de acontecer, visto que o maior número de televisores ligados está na faixa das nove.
“No Rancho Fundo” entra em suas últimas semanas batendo recordes de audiência, a novela, escrita por Mário Teixeira, mostra que os telespectadores querem tramas clássicas, com os mocinhos e vilões bem definidos.
“Volta por Cima”, que estreou na semana passada, também está embalada e anda registrando audiência superior em relação “Fuzuê” e “Família é Tudo”, conforme dito aqui, a atual novela das sete não traz nada de novo, entrega ao público o “arroz com feijão” bem feito.
O problema é que o sucesso dessas duas novelas e, até mesmo, da reprise de “Alma Gêmea”, novela de 2005, que chega a ter picos de audiência próximos de “Mania de Você”, coloca a novela de João Emanuel Carneiro na berlinda. A faixa das 9 é a mais cara da televisão brasileira e, obviamente, os contratantes esperam uma audiência digna do preço cobrado pela emissora.
Por mais que atualmente a Globo tenha informado que não trabalha mais com metas de audiência, ainda se persegue a última métrica: 12 pontos às 14; 15 pontos às 17; 20 pontos às 18; 25 pontos às 19; e 30 pontos às 21. Atualmente a tabela atualizada da audiência das novelas em exibição mostram o seguinte:
“Cabocla” – 10,48
“Alma Gêmea” – 16.23
“No Rancho Fundo” – 19,16
“Volta por Cima” – 20,17
“Mania de Você” – 21,68
Conforme se pode ver, “Mania de Você” é a mais distante da meta e mantém uma audiência média de novela das seis. O que leva ao seguinte questionamento: “Pra quê eu vou pagar mais para exibir meu produto no horário das 9, se o horário das seis, que é mais barato, tem audiência similar?”.
Diante de tais números, a Globo, na Upfront, declarou que seus produtos não podem mais ser comparados com outros produtos de anos atrás, diante do fato dos telespectadores terem uma segunda tela e acompanharem a novela, na hora que quiserem, através da Globoplay.
Bom, ontem, de fato, no metrô de São Paulo, este que vos fala, viu um passageiro assistindo ao capítulo do dia anterior de “Mania de Você”. De qualquer forma, independente dos números, a novela das 9, sempre acaba sendo o produto que catalisa multidões.