Em 1993 Henri Pagnoncelli, deu vida a um dos vilões de Mulheres de Areia. Na novela em reprise nas tardes da Globo, ele interpretou César, que vive um romance com Arlete (Thaís de Campos) mas guarda no passado um segredo envolvendo Ruth (Gloria Pires), que só será revelado no decorrer da trama.
Atualmente com 70 anos de idade, Henri Pagnoncelli continua ativo na carreira. Ele estará em cartaz de 18 a 20 de agosto em Niterói (RJ) com sua peça Caim, baseada na obra de José Saramago. A montagem já passou por diversas cidades e recebeu indicações a prêmios. A adaptação foi feita pela dramaturga e atriz Teresa Frota, com quem ele é casado há mais de 30 anos. O casal aparece em várias fotos postadas pelo ator em seu perfil no Instagram, onde conta com mais de 25 mil seguidores.
Além da formação em teatro, Henri Pagnoncelli também fez graduação em medicina. Foi na época da faculdade que ele se uniu a um grupo de artes cênicas e deu início à carreira. A estreia na televisão foi na novela Baila Comigo (1981), da Globo, seguida de participação em várias produções. Um de seus personagens mais lembrados é o abusivo Orlando de Laços de Família (2000). Milionário, o personagem se apaixona por Capitu (Giovanna Antonelli) e passa a perseguir a garota de programa. Mais recentemente, ele fez diversas novelas na Record, a última foi Gênesis (2021).
Confira o que acontece com o personagem de Henri Pagnoncelli
César vai adquirir grande importância no decorrer da história de Mulheres de Areia. Logo será revelado que, no passado, o mau-caráter engravidou Ruth e a obrigou a abortar. Esse é o grande segredo guardado pela mocinha, que seu algoz também tenta manter trancado a sete chaves.
Só que Raquel (Gloria Pires) vai descobrir tudo e colocar a boca no mundo. Quando ela conta todo o ocorrido ao irmão do crápula, Zé Luís (Irving São Paulo), que o considera como um pai, o rapaz se revolta e acaba morrendo ao ser atropelado acidentalmente.
O episódio vai fazer com que César passe a odiar Raquel. Por isso, ele a mata nos últimos capítulos da novela, cercando seu carro na estrada e provocando o acidente fatal que tira a vilã de cena. Assim, o caminho fica livre para que Ruth e Marcos (Guilherme Fontes) sejam felizes juntos.