“Terra e Paixão“, a queridinha novela das 9, se encontra em um momento crucial. As decisões tomadas pelos personagens nesta semana vão ter repercussões profundas nas tramas futuras, seja no amor, nas relações familiares ou nas disputas pelo poder.
Nesta terça-feira (20/06) em Terra e Paixão: um amor incerto e uma desavença familiar
No resumo do capítulo desta terça-feira (20/06), Antônio La Selva, o patriarca da família, traz à tona um grave conflito quando confessa a Irene que se Daniel estiver apaixonado por Aline, ele será deserdado. Simultaneamente, Tadeu se vê forçado a demitir Enzo e, com dívidas crescentes, revela a Gladys que terá que vender um precioso colar.
Graça, ansiosa para confirmar sua gravidez, planeja adquirir um exame de ultrassom. Enquanto isso, Jurecê avisa Yandara de um futuro amor, mas alerta a neta para os sofrimentos que poderão vir.
Daniel, o sucessor
Em meio a essas tensões, Daniel solicita um ultrassom de Graça para confirmar sua gravidez. Graça, que mente sobre a gravidez, apresenta um ultrassom falso para Daniel, enganando-o e à família La Selva.
Após a confirmação do “neto”, Antônio se reúne com Daniel e Irene para anunciar a decisão de escolher Daniel como seu sucessor. Apesar da indignação inicial de Daniel, ele aceita a decisão de Antônio, prometendo ser um excelente sucessor.
“Estou muito orgulhoso de você, Daniel. Um filho, meu neto! Vai se casar, ter uma família… A família é o pilar da sociedade. […] A Graça é uma boa moça… A mulher ideal para um produtor rural. Por isso, tomei uma decisão.“, diz Antônio para Daniel.
Quando Caio descobre que seu irmão foi escolhido como sucessor, ele explode de raiva, acusando Daniel de traição e ganância pelo poder. Isso leva a um abalo potencialmente irreparável na relação dos irmãos.
“Não é só de dinheiro que estamos falando, não é? É sobre poder… você quer o poder. Quer mandar em tudo. Daqui a pouco, me bota uma enxada na mão e me manda capinar. Eu não vou aceitar, Daniel. Não vou. Eu sou o filho mais velho. Eu tenho direitos.“, diz Caio.
Nos próximos capítulos: Antônio e Luigi – Uma conversa intimidadora
Na sequência dos episódios, Antônio toma uma atitude drástica. Ele confronta Luigi, seu futuro genro, e deixa claro que não confia plenamente no homem. Antônio revela que está ciente das intenções golpistas de Luigi e faz uma ameaça de morte caso ele cause qualquer sofrimento a Petra.
“Eu sei muito bem que você veio até o Brasil pra dar um golpe na minha filha. Você ia acabar fugindo com umas joias, umas bobagens… só que você chegou aqui e viu que eu tenho muito dinheiro e aí resolveu casar.“, diz Antônio.
O golpista Luigi é colocado contra a parede quando Antônio estabelece as condições para o casamento: não haverá comunhão de bens. Ainda que assustado, Luigi é forçado a aceitar a imposição de Antônio, que promete uma vida boa para ele, desde que siga suas regras.
“Se você pensa que vai casar com comunhão de bens, pode esquecer! Não vai ter isso, não. Mas não se preocupa, você vai ter uma vida boa. E não tem que aceitar ou deixar de aceitar. Eu tô mandando!“
A conversa atinge seu ápice quando Antônio faz uma ameaça arrepiante a Luigi: se Petra sofrer por causa dele, Luigi acabará “no fundo do rio para sonhar com minhoca”. “Agora, se ela reclamar, se ela sofrer por tua causa, você já sabe: vai acabar no fundo do rio pra sonhar com minhoca. Certo?”
O tom grave e ameaçador de Antônio deixa claro que qualquer desvio do acordado terá consequências fatais.
Acompanhe o Todo Canal para obter os resumos semanais, cenas e novidades de suas novelas favoritas!
Lembre-se de que o resumo da novela é fornecido pela Rede Globo e pode sofrer alterações sem aviso prévio.