NovelasColunasMichael Godoy

Uma atriz, ou um ator, é o seu maior empresário

Nicolas Prattes vive um momento desafiador em sua carreira. Em "Mania de Você", seu personagem Rudá enfrenta críticas do público, que aponta semelhanças com um papel anterior, prejudicando a aceitação. A situação ressalta a importância de decisões estratégicas para os atores na escolha de papéis.

Sempre tive a crença de que um ator, ou uma atriz, tem que ser seu primeiro empresário. Ele é quem tem que analisar se um determinado papel irá trazer algo positivo ou negativo para a sua carreira. Uma escolha errada pode marcar o início do fim de uma história “vitoriosa”.

Veja o caso do ator Nicolas Prattes, o Rudá de “Mania de Você”. O ator tinha o sonho de atuar numa novela das 9, a mais importante da TV brasileira. O jovem vinha de uma carreira, de um certo ponto, brilhante, vivendo vários protagonistas nos horários das 5, das 6 e das 7.

Rudá e Viola flagrados em Mania de Você
Rudá e Viola em Mania de Você. Foto: Divulgação/Globo

Porém, foi em “Todas as Flores”, a novela das 9, que virou da Globoplay e depois foi para a janela aberta como novela das 11, que o ator trabalhou, pela primeira vez, num papel mais profundo, do mesmo autor de “Mania de Você”.

Por isso não pensou duas vezes ao aceitar o convite para protagonizar a atual novela das 9. Eis aí o erro. O Rudá lembra, e muito, o seu Diego de “Todas as Flores”, ambos estão em busca de provar sua inocência e de se vingarem de seus algozes. Soma-se a isso, o fato de Rudá ser, absolutamente, mal construído. O herói da novela comete erros absurdos, como, por exemplo, não ter responsabilidade afetiva com as mulheres com as quais se envolve.

Diego Todas as Flores
Foto: Reprodução

E ocorreu o que se esperava: o público odeia o Rudá e, quando o personagem não é bem aceito, a culpa cai em seu intérprete. Muitos telespectadores acham o tom de Nícolas o mesmo nas duas novelas. O fato de Rudá estar sempre com lágrimas nos olhos, em qualquer cena, também passou a incomodar.

A novela das 9, ainda que fracassada, como a atual, ainda é a maior vitrine da televisão brasileira, seja para falar bem ou mal. A pergunta que não quer calar é: o que será da carreira do ator após essa novela. O primeiro ato é descansar a imagem e torcer para que algum roteirista ou diretor dê uma nova chance.

Vale lembrar o que aconteceu com Marina Ruy Barbosa em “Amor à Vida”, em 2013. A atriz teria se recusado a raspar o cabelo na novela e o Walcyr transformou sua personagem num fantasma sem fala. A carreira da atriz teria terminado ali, se não fosse por um motivo: Aguinaldo Silva. O outro novelista a convidou para ser um dos principais personagens de “Império”, em 2014, e transformou, a então atriz infantil, numa atriz amadurecida, a ponto de, em 2015, ter feito sua primeira protagonista absoluta em “Totalmente Demais”, um sucesso estrondoso no horário das sete.

Se não fosse Aguinaldo, provavelmente a carreira da atriz teria terminado em 2013 por uma escolha “infeliz”. Resta agora, torcer para que Nícolas tenha a mesma sorte. E que as atrizes, e os atores, façam escolhas coerentes pensando no amanhã e não na excitação do agora.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Michael Godoy

Michael Godoy é um advogado apaixonado pelo mundo das artes, além de ser um ator formado pela Oficina de Atores Nilton Travesso em São Paulo. Já foi colunista do TN Audiência entre os anos de 2014 e 2017 e retorna agora falando sobre um assunto que ele adora: televisão.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.