“Corpo a Corpo” foi uma novela das oito, exibida entre novembro de 1984 e junho de 1985, foi escrita por Gilberto Braga e com direção de Dênis Carvalho. É reexibida, pela primeira vez, no Viva, canal fechado do Grupo Globo, desde 24 de junho deste ano.
A novela conta a história de Eloá (Débora Duarte), mulher ambiciosa que sonha em ser promovida na empresa de Fraga Dantas (Hugo Carvana), porém não obtém êxito na escalada profissional. Numa festa conhece o misterioso diabo, Raul (Flávio Galvão), que lhe promete a promoção através de um pacto. Eloá é casada com o fracassado Osmar (Antônio Fagundes) que trabalha na mesma empresa. Eloá é promovida e obrigada a demitir seu marido, o que causa uma imensa crise em seu casamento.
Tereza (Glória Menezes) é uma enfermeira que se instala na residência de Fraga Dantas. Sua intenção é conquistar o ricaço e por fim em seus problemas financeiros. Tereza conquista Fraga Dantas.
O que ninguém sabia, até então, era que a promoção de Eloá e o casamento de Tereza com Fraga Dantas, faz parte de um plano de vingança de Tereza contra Osmar. A enfermeira teve um caso com Osmar há quase 20 anos. Osmar a abandona, grávida, para se casar com Eloá. Friamente, Tereza, até então vista por todos, personagens e público como uma boa mulher, revela-se a grande vilã da trama e expõe todo seu plano em uma cena clássica.
Tal capítulo, o de número 83, fora reexibido no Viva, na última sexta-feira, dia 27, e mobilizou o público no aplicativo Bluesky, o “novo” Twitter/X, ficando entre os assuntos mais comentados do dia. Glória Menezes, um dos maiores nomes de nossa dramaturgia, deu um show de interpretação, numa cena visceral. Em cena, também, grandes nomes de nossa televisão, como Antônio Fagundes, Débora Duarte e Malu Mader.
Gilberto Braga considera “Corpo a Corpo” sua melhor novela e nunca tinha entendido o fato da Globo não ter reprisado a trama. Ele tinha razão: a novela é redondinha e tem ali todos os ingredientes de seus sucessos: muitos alpinistas sociais e cenas bem desenvolvidas.
A virada em “Corpo a Corpo” evidencia a crise da safra atual das novelas da Globo. “Mania de Você”, atual trama no horário das nove, traz um elenco de atores inexperientes como protagonistas, além de uma trama pitoresca. Não é uma novela com cara de novela. E sim uma trama com cara de série.
É uma pena a Globo ter em reexibição tantas novelas clássicas de sucesso e não se inspirar nelas para produzir as atuais. Enquanto a emissora produzir novelas com uma linguagem diferente da tradicional, o sucesso passará longe do canal.
“Mania de Você” tem média de 21 pontos no PNT, audiência de novela das seis. Tradicionalmente o produto de maior audiência da televisão, a novela das 9 encontra-se em quarto lugar na audiência, atrás de “Família é Tudo”, “Jornal Nacional”, “Jornal Local 2ª edição” e apenas um ponto à frente de “No Rancho Fundo”.
É uma crise sem precedentes.