A apresentadora Patrícia Poeta tocou no assunto ao comentar a morte de Jéssica Canedo, que morreu após ser alvo de uma notícia falsa em páginas de fofoca como a Choquei. “É um assunto que tem me tocado demais porque eu fui vítima de fake news em 2023. É muito doloroso. Isso a gente não faz com o outro de jeito nenhum”, afirmou a apresentadora no ‘Encontro‘. Patrícia Poeta afirmou ainda que ser vítima de fake news é “extremamente doloroso”.
“Você que tá passando por uma situação como essa ou que vai passar, eu espero que isso nunca aconteça porque é extremamente dolorido, você tem que buscar uma força que muitas vezes você desconhece, para seguir em frente. Você que tá passando por isso, lembra o seguinte: os seus atos do dia a dia, os seus princípios, a sua vida, são muito mais importantes que tudo isso”.
Na sequência, a apresentadora pediu que quem compartilha fake news tenha senso de responsabilidade. “No mínimo, isso é crime. Você tá, no mínimo, entristecendo alguém, no mínimo, ajudando a deprimir alguém, você tá, muitas vezes, como a gente tem percebido aí, ajudando a matar alguém”. Por fim, Patrícia mandou recado para quem cria as notícias falsas. “Talvez você desconheça a palavra “amor”, mas tenta respeitar o outro. Pode ser um bom começo para 2024. É uma espécie de desabafo, porque isso não se faz. Não se faz”.
Confira algumas curiosidades sobre Patrícia Poeta
Formada em jornalismo pela PUC-RS, Patrícia Poeta começou a carreira no Rio Grande do Sul, seu estado natal. Lá, ela atuou um ano como repórter e apresentadora na TV Bandeirantes de Porto Alegre. Em 2000, a jornalista foi até a TV Globo de São Paulo para mostrar seu trabalho. Um mês depois, ela assumiu o posto de apresentadora da previsão do tempo. Depois, ela passou pela bancada do SPTV 2ª edição e fez reportagens. Aos sábados, ela apresentava o Jornal Hoje. Em 2003, transferiu-se para Nova York e iniciou o trabalho de correspondente em telejornais da Rede Globo e em programas da Globo Internacional.
Antes de fazer parte do entretenimento da Globo, Patrícia Poeta apresentou o Jornal Nacional por quase três anos junto com William Bonner. Depois que saiu do noticiário, a jornalista assumiu o programa “É de Casa”, de 2015 a 2022, as ausências de Ana Maria Braga no Mais Você, 2017 a 2020, e substituiu Fátima Bernardes no “Encontro com Fátima Bernardes”, de 2018 a 2022. Depois, ela assumiu o programa, que ganhou o nome de “Encontro com Patrícia Poeta”.
Em 2020, em entrevista à revista Quem, Patrícia explicou seus motivos por ter optado pela mudança. “Era um desejo antigo –desde o meu período como correspondente em Nova York, confesso. Foi um belo início no entretenimento. Era a saída de uma bancada do Jornal Nacional, do hard news, diretamente para o campo do entretimento e com formato e linguagem diferentes. Era um novo desafio na minha carreira”, contou ela.