O Globoplay usou a sua conta no Twitter para lamentar o ataque que recebeu por hackers na noite deste sábado (16).
A plataforma pediu desculpas a todos os seus usuários e esclareceu que “nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido”.
Segundo a publicação, “a falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de notificações push”.
A nota continua, pedindo para que os usuários apaguem as notificações iniciadas com “hacked by” e reiterando que a integridade dos usuários foi mantida.
“Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido”, disse o Globoplay, no comunicado.
Por fim, a plataforma diz que vai trabalhar internamente com seus parceiros para reforçar a segurança do sistema.
+ Usuários da Globoplay recebem notificação de que plataforma foi hackeada
Entenda o caso de hacker na Globoplay
No fim da noite deste sábado (16), usuários da Globoplay receberam dois notificações de que a plataforma havia sido hackeada pelo grupo OurMine.
Além de comunicar a invasão, a mensagem pede que os usuários comentem o assunto no Twitter usando a #Globohack.
Ao clicar na notificação, o usuário era redirecionado a um link externo da organização OurMine e, ao abrir o aplicativo, também aparecia um aviso no canto inferior da tela com os dizeres: “nos contate para melhor segurança”.
O OurMine, a quem o ataque foi atribuído é um grupo de hackers famoso por invadir redes sociais de empresas e famosos, como o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.
Os integrantes do grupo se consideram “hackers do bem”.
O assunto se alastrou como pólvora nas redes sociais, com alguns usuários que disseram ter acreditado que a notificação foi estratégia de divulgação de alguma série ou novo produto.