Quem aí não gosta de mergulhar numa trama de ficção científica que faz a cabeça dar nó, hein? “O Problema dos 3 Corpos”, a nova pedida da Netflix, promete justamente esse tipo de trip, sem economizar na ciência pesadona e nos dilemas cósmicos. A série, que aterrisou no catálogo em 21 de março, veio com o hype lá em cima, carregando a responsa de ser baseada no livro homônimo de Liu Cixin, um fenômeno literário premiado até não querer mais.
Esse sucesso todo na China não é à toa. O livro, que é só o começo de uma trilogia de arrebentar, conquistou leitores do mundo todo com sua mistura fina de ciência, política, e umas teorias da conspiração para dar aquele tempero. Até o Barack Obama e o George RR Martin (aquele mesmo, de Game of Thrones) caíram de amores pela história. Então, já dá pra imaginar o tamanho da expectativa em cima da adaptação, né? O Todo Canal vai te ajudar a entender e analisar a trama.
Uma história de outro mundo
A série começa nos anos 60, em plena Revolução Cultural Chinesa, e já de cara nos apresenta a uma trama que mistura história com ciência de um jeito que só vendo. A protagonista, Ye Wenjie, vê seu mundo virar de cabeça para baixo e acaba se envolvendo num rolo cósmico que, spoiler, não é nada pequeno.
A promessa é de uma história que vai além das fronteiras da China e mexe com aquela perguntinha que todo mundo já fez: “tamo sozinho no universo?”
A série x o livro: O que mudou?
Quem já viu o teaser e o trailer soltados pela Netflix deve ter notado que a série promete ser um espetáculo visual. E não é para menos, já que tem dedo dos criadores de GoT na produção.
Porém, já adianto: tem mudança na área. A equipe de criação recebeu carta branca do Liu Cixin para dar uma mexidinha na história – coisa de alterar cronologias, cenários, personagens… A ideia é fazer a trama bater mais com a galera de hoje em dia, sem perder a essência que fez a galera pirar no livro.
Elenco que fala, né?
Falar de O Problema dos 3 Corpos sem dar aquele destaque pro elenco seria um crime. Temos Benedict Wong, que a galera do Doutor Estranho já conhece, e o Liam Cunningham, que é aquele cara de “Assalto ao Banco da Espanha”. E isso sem falar no “Oxford Five”, um squad de gênios da física que promete entregar tudo nessa investigação cósmica.
Vale a pena assistir O Problema dos 3 Corpos?
Olha, se você é do tipo que curte um plot que desafia a gravidade (com o perdão do trocadilho), a série parece ser sua próxima parada obrigatória. A Netflix parece ter se jogado de cabeça nessa produção, e a mistura de uma história complexa com um elenco desses? Bom, só pode ser receita de sucesso.
Ainda é cedo para cravar se a adaptação vai agradar os fãs puristas do livro, mas uma coisa é certa: o universo já é grandioso o suficiente para nos fazer contar os dias para cada novo episódio. E aí, bora embarcar nessa viagem intergaláctica?