O “Bake Off Brasil – Mão na Massa” apresentou na noite deste sábado (17/12) o décimo nono e último episódio da oitava temporada no SBT com sua final. Assim, foi definido o vencedor da temporada.
E quem levou a melhor e se tornou o “Melhor Confeiteiro Amador do Brasil” foi CAMILO!
Detalhes da final do Bake off Brasil 2022
O programa exibe neste sábado (17/12) o décimo nono e último episódio da oitava temporada, no SBT. Após 19 edições, o programa chega à sua grande final com os competidores Leonardo, Camilo e Fabiano em busca do título de “Melhor Confeiteiro Amador do Brasil”.
Ademais, a apresentadora Nadja Haddad recebe na tenda os confeiteiros já eliminados e anuncia que a tradição de toda final continua. As provas criativa e técnica são invertidas. Assim, o primeiro desafio da finalíssima é reproduzir o doce “Aros Suspensos“.
Ele é montado na posição vertical, com uma escultura de chocolate composta por dois aros e uma base triangular. O aro que fica na parte de baixo tem que sustentar um doce com base de farinha de amêndoas, camada central de geleia de maçã, vinho tinto e canela, envolvido por mousse de maçã e finalizado em pétalas de maçã, compondo uma flor no topo e cobertura de gelatina.
Já no outro aro, é preciso ter duas maçãs esculpidas, compostas por mousse e geleia de maçã, além da parte externa coberta com manteiga de cacau vermelha e cobertura de glaçagem. Quem fizer o pior doce já deixa a competição de cara.
Prova Criativa da final
Assim, somente dois confeiteiros duelam na última e decisiva prova da temporada. E a criatividade terá que rolar solta para o preparo de um doce inspirado num “Bolo Obra de Arte“. A chef e jurada Beca Milano explica as regras. “Tragam neste bolo um tema que represente vocês. Vamos exigir uma modelagem no topo, representando uma escultura que deverá ter, no mínimo, 15cm de altura, em 3D. A escultura deve estar protegida dentro de uma caixa de isomalte. Vocês também devem apresentar duas molduras de quadro, que precisa ser comestível e ter, no interior, duas obras de arte com técnica de pintura e/ou modelagem. Além disso, devem apresentar no bolo duas técnicas de pintura“.
Já o também chef e jurado Giuseppe Gerundino também dá seu destaque: “queremos uma obra imponente. A gente vai exigir que vocês usem mais duas técnicas de decoração livres, além de dois recheios diferentes, trabalhando com um bolo de três andares e a altura dele de, pelo menos, 80 cm“.