Na manhã desta terça-feira (14), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) participou do quadro “CNN Dois Lados”, da CNN Brasil. O tema em pauta era a possibilidade de cassação de seu mandato após uma fala transfóbica no plenário da Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
Durante o programa, o político fez uma pergunta à deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) sobre o conceito de “mulher”. Foi nesse momento que a apresentadora Basília Rodrigues deu uma bronca no convidado. “Eu preciso interromper, porque no quadro quem faz as perguntas sou eu. Realmente, os senhores estão aqui na condição daqueles que respondem”, disparou.
A fala considerada transfóbica de Ferreira no Dia Internacional da Mulher gerou indignação e críticas por parte de ativistas LGBTQIA+. Na ocasião, o deputado apareceu na Câmara dos Deputados com uma peruca loira e se apresentou como “Nikole”. Ele afirmou que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.
Ana Paula Renault bate boca com deputado Nikolas Ferreira em avião
Na última sexta-feira (10), Ana Paula, ex-participante do BBB, e o deputado federal se envolveram em uma acalorada discussão durante um voo, que foi gravada e compartilhada pela jornalista em seu perfil no Instagram. Durante o incidente, Ana Paula acusou o deputado de ter cometido crimes e sugeriu que ele poderia ser alvo de um processo de cassação por quebrar o decoro parlamentar.
As acusações foram feitas em relação à postura de Ferreira no Plenário, bem como sua conduta no Dia Internacional da Mulher, quando teria demonstrado transfobia. Ana Paula afirmou que a conduta do deputado era um crime inafiançável que poderia levar à prisão.