O “Fantástico” deste domingo, 30 de junho, apresenta a primeira entrevista de Eliana após ser contratada pela Globo. Ela revela seus projetos na emissora e compartilha detalhes de sua vida pessoal e profissional em uma visita aos Estúdios Globo.
Além disso, tem a estreia da série ‘Negritudes‘, uma parceria com a Plataforma Negritudes Globo, que traz as narrativas negras para o centro das atenções em quatro episódios. O quadro reúne três ícones da cultura brasileira que juntos acumulam 259 anos de história: Tony Tornado, com 94 anos, Antônio Pitanga, com 85, e Zezé Motta, recém-completados 80 anos.
Em uma conversa exclusiva com a apresentadora Maju Coutinho no “Fantástico”, os três artistas compartilham suas experiências sobre arte, ancestralidade e relembram papéis marcantes no cinema, teatro e TV, como no filme “Quilombo”, de Cacá Diegues, que completou 40 anos em junho.
“Adoro ter feito aquele personagem, a Dandara. Eu sou muito risonha e foi o primeiro personagem que não sorria nunca. Então, foi um exercício bem bacana para mim”, destaca Zezé Motta. Tony Tornado relembra a seriedade exigida para encarnar Ganga Zumba: “O Cacá também me chamou e falou ‘olha, segura a pemba. Porque o Ganga Zumba é rei e você precisa ter uma postura de rei’. Então, precisava de mais seriedade e eu tive que buscar isso. A diferença do ator negro está nas oportunidades. Tem que dar oportunidade e me deram oportunidade. Então, ‘Quilombo’, para mim, foi épico”, reflete.
Antônio Pitanga complementa, ressaltando a importância do filme em sua trajetória: “’Quilombo’ foi uma das caminhadas mais bonitas da minha vida. Cacá me chamou para ser o diretor de elenco, assistente de direção. E saí pelo Brasil inteiro procurando o Ganga Zumba que eu tinha feito em 1963. Mas foi na Bahia que caiu a ficha. Tony Tornado foi uma imagem tão revolucionária, tão forte, que fez aquele Maracanãzinho superlotado em pé gritar”.
O cérebro dos atletas estreia no Fantástico
O ‘Fantástico’ estreia também a série olímpica ‘O cérebro dos atletas‘, com quatro episódios que exploram as descobertas sobre a mente dos esportistas. O primeiro episódio, conduzido pelo repórter Guilherme Roseguini, investiga a antecipação do cérebro dos atletas, destacando a precisão visual e as tomadas de decisão rápidas. Com entrevistas a neurologistas e simulações com atletas como Igor Coelho, Rosamaria Montibeller e Luisa Stefani, o programa explora como o treinamento intensivo influencia essas habilidades críticas.
Estas e outras informações você acompanha no “Fantástico”, que começa logo após o “Domingão com Huck“, a partir de 20h30, hora de Brasília, na Globo.