Na última segunda-feira (20), a apresentadora Fátima Bernardes fez um desabafo sobre assédio sexual durante sua participação no programa “Papo de Segunda“, do canal GNT. Aos 60 anos, relatou sua própria experiência com o assédio e encorajou as mulheres a denunciarem.
Fátima começou sua fala dizendo que sempre foi reativa e percebia quando algo estava errado. Ela afirmou que isso pode ter sido uma influência dos pais, que conversavam sobre o assunto em casa. De alguma forma, ela sentia uma força interna para reagir. Ela ressaltou que muitas mulheres não têm essa garantia e sentem medo de denunciar.
A apresentadora ainda criticou a falta de crítica entre os homens e a parcimônia das mulheres em relação a comportamentos abusivos. “A gente vive em um mundo tão difícil, que a gente quer que o mundo mude sem agredir os nossos. O que falta é uma conversa mais franca entre os homens. Falta um pouco mais de crítica e isso existe muito entre as mulheres ainda, infelizmente.”
Fátima também comentou a expulsão de dois participantes do Big Brother Brasil 23, Cara de Sapato e MC Guimê, por importunação sexual. Ela ressaltou a importância de denunciar os agressores e a falta de coragem de muitas vítimas para fazê-lo. “Muitas vezes, outras mulheres veem com parcimônia um comportamento, por exemplo, que a gente viu no BBB, distribuindo culpa. Quando não tem que distribuir culpa. A culpa é de quem cometa a ação e não de quem sofreu a ação, independente se houve ou não reação”, opinou.
Sobre a desculpa comum de que é difícil diferenciar paquera de assédio, Fátima foi enfática. Ela afirmou que as mulheres não têm dúvida nenhuma e que se deve perguntar a elas. Essa desculpa é uma forma de minimizar o comportamento abusivo e colocar a culpa na vítima.
Fátima Bernardes leva bronca de Ana Maria Braga ao vivo
Ana repreendeu Fátima Bernardes durante uma transmissão ao vivo do programa “Mais Você”. Na entrevista, a apresentadora do “The Voice Brasil” tentou assumir o controle da conversa, mas foi interrompida.
Fátima elogiou a capacidade de Ana Maria de se comunicar com o público e mencionou sua famosa frase “acorda, menina”.