Galvão Bueno está de saída da Globo. O narrador, em comum acordo com o canal, decidiu que não vai renovar seu atual vínculo, que acaba no fim de 2024. É o encerramento de uma parceria de 43 anos, quando o narrador foi contratado em 1981.
Galvão , hoje com 74 anos, ainda participará de alguns projetos previamente acordados, incluindo um reality show que busca revelar novos narradores esportivos. Além disso, ele estará à frente de quadros no Esporte Espetacular e de um especial de fim de ano, programado desde a renovação de seu contrato em 2022.
O principal motivo que levou Galvão Bueno a deixar a Globo, conforme apuração do jornalista Gabriel Vaques, do F5, foi a vontade do comunicador em voltar a narrar e fazer crescer o seu canal no YouTube. O projeto digital, tocado pela empresa Play9, cofundada por Felipe Neto e João Pedro Paes Leme, já estava em desenvolvimento, mas foi temporariamente suspenso devido às exigências contratuais com a Globo.
Agora, com a saída da emissora, Galvão Bueno busca novos direitos de transmissão de eventos esportivos e planeja voltar à narração de forma independente. O canal, que passará a se chamar “Canal Galvão Bueno”, eliminando a nomenclatura “Canal GB”.
Galvão Bueno passou 43 anos na Globo
Galvão Bueno começou sua jornada na Globo em 1981, após ganhar destaque narrando Fórmula 1 na Band. Seu primeiro grande trabalho na emissora foi a narração de um jogo da Libertadores entre Jorge Wilstermann e Flamengo, ainda em 1981. Coincidência ou não, naquele ano o time carioca se tornou campeão do torneio.
Desde então, ele se consolidou como a principal voz das Copas do Mundo na emissora, cobrindo todas as edições entre 1982 e 2022, além de ter narrado eventos históricos como os Jogos Olímpicos e títulos importantes do futebol brasileiro, incluindo o tetracampeonato mundial em 1994 e o pentacampeonato em 2002.