Televisão

Globo Repórter 24/03/2023 – Litoral do Piauí

Lençóis piauienses e safari noturno com serpentes estão no roteiro

No “Globo Repórter” desta sexta-feira, dia 24/03, descubra as riquezas naturais do litoral do Piauí com a equipe. Apesar de seus 66 km de extensão, a área de proteção ambiental abriga mais de 70 ilhas e uma biodiversidade incrível.

Sob a orientação dos repórteres Fernanda Grael e Renan Nunes, a expedição da costa piauiense começou no Maranhão e seguiu o caminho das águas em direção ao Piauí.

A equipe de reportagem se surpreendeu com a beleza da região e descobriu um emaranhado de rios e igarapés que já mostram os efeitos das mudanças climáticas. A derrubada das matas está causando mais erosão e fazendo com que mais areia desça das dunas para os rios, o que pode ser visto pelo impacto na vida dos moradores da região, como a marisqueira Kátia Pessoa. Ela relatou que antes conseguia pegar até 50 kg de marisco em um único dia, mas agora só consegue entre 6 e 8 kg.

Em meio às belezas da região, a equipe conheceu um casal muito especial, Pedro Militão, de 84 anos, e Dona Graça, de 73 anos. Eles moram em uma casa com uma floresta de cajueiros no quintal e têm um tamanduaí, a menor espécie de tamanduá do planeta, como vizinho. Pedro também mostrou à equipe uma garrafada feita com alho roxo, hortelã e casca de almesca e de catuaba, que supostamente protege o corpo e espanta o mau-olhado.

Renan Nunes mostrou à colega Fernanda Grael outra atração do litoral do Piauí: a Pedra do Sal, onde fica o mais antigo farol da Costa do Piauí, construído em 1873, durante o período imperial do Brasil. À noite, os dois navegaram pelo Delta em busca de vida, e a jornalista explicou que muitos animais só saem para se alimentar à noite, quando estão mais seguros. Em meio a esses animais, a equipe conheceu a noite das serpentes, onde mais de 30 tipos diferentes de cobras, incluindo a suaçubóia, que é prima das jiboias e das sucuris, foram avistadas.

A APA do Delta do Parnaíba abriga mais de 80 espécies de répteis e anfíbios, muitas das quais ainda são desconhecidas pelos biólogos devido à falta de recursos financeiros e pesquisadores especializados na região. O guia Pedro Costa da Silva destacou que as cobras usam a boca aberta como um mecanismo de defesa para intimidar possíveis predadores e que ele acredita que esses animais são alguns dos mais bonitos da região.

+ Globo Repórter 17/03/2023 – Universo da música sertaneja

Atrações do Globo Repórter de hoje, dia 24/03/2023

  • Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, a partir de 23h15 (horário de Brasília)
  • Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Leandro Mendonça Cassimiro

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência e site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.