Televisão

O que é NPC? conheça a trend do TikTok que promete ‘dinheiro fácil’

Em várias partes do mundo, criadores de conteúdo têm faturado no TikTok com um tipo de conteúdo que envolve personagens de jogos on-line e performances personalizadas para seguidores. Ao procurar o termo “NPC” se depara com uma série de transmissões do tipo, em geral com influenciadores caracterizados com maquiagem, cabelos coloridos, orelhas de pelúcia e outros tipos de apetrechos. O conteúdo, porém, já está na mira da moderação da plataforma.

Criadores de conteúdo já relatam terem recebidos avisos sobre novas políticas do TikTok. O youtuber Felca, que produz lives no estilo NPC, recebeu um aviso sobre restrição de visibilidade das suas transmissões. Segundo a plataforma, o conteúdo é repetitivo e inautêntico.

Entenda o que é NPC

A inspiração vem de personagens de games que costumam ser figurantes dentro das narrativas dos jogos. A sigla, em inglês, faz referência justamente a eles: “non-playable character” (algo como “personagem não jogável”, na tradução para o português).

Além de caracterizar-se como um desses personagens, uma parte importante das lives NPC são as performances. Os criadores de conteúdo reproduzem uma série de gestos – alguns repetitivos – que correspondem às figuras digitais que estão imitando. As vozes infantilizadas fazem parte do pacote.

Os seguidores costumam pedir um gesto, frase ou ação específica para o influenciador. Em troca, paga com presentes virtuais, que podem ser transformados em dinheiro de verdade e aí que os influenciadores ganham dinheiro.

Como funciona e suas lives

Recurso comum em games, os “personagens não jogáveis” são criados para povoar mundos virtuais ou desempenharem uma função específica no jogo. São personagens que não são controlados pelos jogadores, mas podem interagir com eles a partir de diálogos pré-determinados.

Em um enredo de game, eles podem ser desde um lojista que atende ao jogador em determinada etapa do jogo até um vilão que compõe parte da história. A ideia é que os NPCs tornem o ambiente do jogo mais vivo e “povoado”. Em comuns, eles têm a característica de ações e diálogos limitados, o que ajuda a explicar o tom robótico que os influenciadores tentam reproduzir durante as lives NPC.

Além de se vestir para imitar os personagens de games, os criadores de conteúdo incorporam” a dinâmica dos NPCs. Isso significa que podem ficar repetidamente dizendo a mesma frase ou reproduzindo um gesto. O público que a acompanha a transmissão pode reagir com “presentes” virtuais, que são pagos. A ideia é que eles façam pedidos de ações aos criadores, que as respondem quando o usuário envia um desses “brindes”, em geral figurinhas dentro do TikTok.

Ao acessar o ambiente de compra de moedas, é possível escolher por pacotes. O mais barato, com 12, sai por R$ 0,90. O mais caro, com 39.645 moedas, custa R$ 2,9 mil. O “dinheiro virtual” é adicionado ao saldo do usuário. Com elas, é possível comprar os presentes, que variam de valor. Rosa, Pirulito, Panda e Troféu são algumas das opções de brinde. Do lado do criador, a remuneração acontece a partir da quantidade e nível de brindes que recebe durante a transmissão. O saldo aparece depois da live.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Caroline Gouveia

Caroline Gouveia Fortino 22 anos, formada em Jornalismo pela Faculdade das Américas (FAM). Redatora e produtora de conteúdo dos portais N10 notícias e Todo Canal, com experiências no Notícias da TV e Metropoles na coluna do Leo Dias.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.