As mudanças de programação colocadas em prática pelo SBT em março de 2024 não atingiram o resultado esperado. Pelo contrário, diminuíram a audiência da emissora pelo Brasil. Com o “Tá na Hora”, atração que chega a zerar no ibope em algumas capitais, sendo o maior problema, as afiliadas imploram para que o canal de Silvio Santos faça novos ajustes nos horários locais.
Conforme apuração do NaTelinha, a programação gerou um efeito dominó negativo, afetando a viabilidade comercial de horários cruciais, como a faixa da manhã e o bloco noturno. Embora o SBT tenha prometido que os ajustes trariam benefícios, as parceiras estão enfrentando dificuldades cada vez maiores para competir com outras redes, como a Record, que oferece uma programação regional mais extensa e consolidada.
Um dos pontos mais críticos da nova grade está na alteração do horário local da manhã. O tempo destinado à programação regional aumentou de uma hora para uma hora e meia, mas o novo período, de 6h às 7h30, tem sido descrito como “ingrato” por parte das afiliadas. Esse horário é considerado de difícil comercialização, pois atrai um público reduzido.
O horário do almoço, tradicionalmente uma das faixas de maior audiência para as afiliadas, também sofreu com a nova grade. Antes, a programação local ia de 11h às 14h15, mas agora foi reduzida para 11h15 às 13h45.
O maior ponto de insatisfação, no entanto, foi o lançamento do programa “Tá na Hora”, que foi ao ar no período noturno, das 18h30 às 19h45, estendendo-se por 50 minutos a mais do que o antigo bloco regional. Criado para competir com programas policiais da Record, como o Cidade Alerta e o Brasil Urgente, o Tá na Hora não conseguiu cumprir seu objetivo e, em vez disso, levou o SBT a uma queda drástica na audiência, chegando a zerar em diversas partes pelo país.
Tá na Hora vai de solução a problema em nova grade do SBT
Em São Paulo, por exemplo, o SBT sofreu uma perda de 32% de audiência no horário do “Tá na Hora”, enquanto em Belo Horizonte e Salvador, a queda foi ainda mais expressiva, atingindo 39% e 48%, respectivamente.
O efeito dominó causado pelo Tá Na Hora também foi sentido em outros estados. Cidades como Recife e Goiânia registraram perdas de 54% e 58% na audiência, impactando diretamente o desempenho das afiliadas e dificultando ainda mais a comercialização dos intervalos publicitários locais. A concorrência, especialmente a Globo, foi a maior beneficiada com a fuga de público, com novelas como Alma Gêmea e No Rancho Fundo consolidando suas audiências.