Televisão

Com ‘Tá na Hora’ zerando pelo Brasil, afiliadas imploram novas mudanças ao SBT

Canais locais querem nova revisão de horários e programação, visto que mudanças não deram certo

As mudanças de programação colocadas em prática pelo SBT em março de 2024 não atingiram o resultado esperado. Pelo contrário, diminuíram a audiência da emissora pelo Brasil. Com o “Tá na Hora”, atração que chega a zerar no ibope em algumas capitais, sendo o maior problema, as afiliadas imploram para que o canal de Silvio Santos faça novos ajustes nos horários locais.

Conforme apuração do NaTelinha, a programação gerou um efeito dominó negativo, afetando a viabilidade comercial de horários cruciais, como a faixa da manhã e o bloco noturno. Embora o SBT tenha prometido que os ajustes trariam benefícios, as parceiras estão enfrentando dificuldades cada vez maiores para competir com outras redes, como a Record, que oferece uma programação regional mais extensa e consolidada.

Um dos pontos mais críticos da nova grade está na alteração do horário local da manhã. O tempo destinado à programação regional aumentou de uma hora para uma hora e meia, mas o novo período, de 6h às 7h30, tem sido descrito como “ingrato” por parte das afiliadas. Esse horário é considerado de difícil comercialização, pois atrai um público reduzido.

O horário do almoço, tradicionalmente uma das faixas de maior audiência para as afiliadas, também sofreu com a nova grade. Antes, a programação local ia de 11h às 14h15, mas agora foi reduzida para 11h15 às 13h45.

O maior ponto de insatisfação, no entanto, foi o lançamento do programa “Tá na Hora”, que foi ao ar no período noturno, das 18h30 às 19h45, estendendo-se por 50 minutos a mais do que o antigo bloco regional. Criado para competir com programas policiais da Record, como o Cidade Alerta e o Brasil Urgente, o Tá na Hora não conseguiu cumprir seu objetivo e, em vez disso, levou o SBT a uma queda drástica na audiência, chegando a zerar em diversas partes pelo país.

Tá na Hora vai de solução a problema em nova grade do SBT

logo sbt ta na hora
Tá na Hora derrubou SBT pelo país. Foto: Reprodução/SBT

Em São Paulo, por exemplo, o SBT sofreu uma perda de 32% de audiência no horário do “Tá na Hora”, enquanto em Belo Horizonte e Salvador, a queda foi ainda mais expressiva, atingindo 39% e 48%, respectivamente.

O efeito dominó causado pelo Tá Na Hora também foi sentido em outros estados. Cidades como Recife e Goiânia registraram perdas de 54% e 58% na audiência, impactando diretamente o desempenho das afiliadas e dificultando ainda mais a comercialização dos intervalos publicitários locais. A concorrência, especialmente a Globo, foi a maior beneficiada com a fuga de público, com novelas como Alma Gêmea e No Rancho Fundo consolidando suas audiências.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista (0004494/GO) formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.