O SBT anunciou na noite desta terça-feira (24) a volta das séries “Chaves” e “Chapolin“. Por meio de um comunicado à imprensa, o canal celebrou um novo acordo com a Televisa. Contudo, não confirmou a data do retorno, assim como o horário. Mas tudo indica que o menino do barril já deve dar as caras em outubro.
Além da transmissão na TV aberta, o SBT anunciou que alguns episódios selecionados de ambas as séries também serão disponibilizados no serviço de streaming da empresa, o +SBT. “O SBT chegou a um acordo com a Televisa, na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, para adquirir os direitos de exibição no Brasil das tão amadas séries ‘Chaves’ e ‘Chapolin‘”, afirmou a nota.
Briga entre Televisa e Grupo Chespirito tirou Chaves do ar
O retorno das séries só foi possível graças a um acordo recente entre a Televisa, detentora das fitas dos episódios, e o Grupo Chespirito, responsável pelos direitos intelectuais das criações de Roberto Goméz Bolaños, criador de “Chaves” e “Chapolin”. Em 2020, um impasse entre as duas partes impediu a renovação do contrato de distribuição, retirando os programas do ar em diversos países, inclusive no Brasil. O Grupo Chespirito, liderado por Roberto Goméz Fernandes, filho de Bolaños, havia solicitado um aumento no valor pago pela distribuição das séries, o que não foi aceito pela Televisa na época.
No entanto, neste mês de setembro, as partes finalmente chegaram a um consenso financeiro, permitindo que as séries fossem liberadas para transmissão em diversos países. O último episódio de “Chaves” exibido pelo SBT foi no final de julho de 2020, há mais de quatro anos.