O apresentador José Luiz Datena contestou uma fala do presidente Jair Bolsonaro no “Brasil Urgente” desta segunda-feira (18), ao comentar uma agressão sofrida pela repórter Clarissa Oliveira, da Band, durante a cobertura de uma manifestação em Brasília na tarde do último domingo (17).
Na ocasião, uma apoiadora de Jair Bolsonaro atingiu a repórter com uma bandeira do Brasil.
Ao comentar a manifestação, como um todo, o presidente disse que o ato era “democrático”, pois não haviam faixas contra o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) ou a favor de golpe militar.
+ Irritado, Bolsonaro ataca Datena ao vivo: “Você tá forçando a barra aí”
Datena rebate Jair Bolsonaro
No ar, o apresentador rebateu a afirmativa do presidente. “Agredir a nossa repórter com uma bandeira brasileira é uma demonstração de que não tem nada de democracia nisso aí. Pelo contrário, é desrespeito total a uma cidadã que está realizando o seu trabalho e desrespeito total à nação brasileira, porque a bandeira é o nosso símbolo”, criticou o apresentador.
O apresentador seguiu o tom crítico, dizendo que, se continuasse assim, ia acabar morrendo gente. Ele também defendeu a atuação da imprensa em uma democracia e pediu punição para a agressora de Clarissa.
“Escutem o que eu estou dizendo: vai sair morte já já por causa dessa animosidade que nós temos. O cara vai estar lá trabalhando, vai estar lá cobrindo qualquer manifestação de A ou B e de repente a pessoa vai perder a vida simplesmente porque está exercendo a sua função, entendeu?”, pontuou o apresentador.
“Antes que aconteça o que eu estou dizendo aqui, porque já aconteceu isso, antes que a gente volte a regimes obscuros ou coisa parecida, antes que a gente volte a atitudes lamentáveis de turba, tomara que os princípios democráticos desta Nação sejam respeitados. A agressão à nossa repórter é simplesmente inadmissível. Eu repudio essa atitude como repudio agressão a qualquer profissional de qualquer órgão de imprensa”, finalizou Datena.