Televisão

Globo Repórter viaja pela história de Machado de Assis (01/11)

Atração mostra mostra como ele inspira jovens do século XXI e entrevista Martinho da Vila, Clayton Nascimento e Gustavo Scarpa!

Globo Repórter desta sexta-feira, 1 de novembro, viaja pela história de carreira e vida do escritor Machado de Assis. Nascido há 185 anos no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, Machado de Assis superou barreiras sociais e raciais para se tornar um dos principais escritores de nossa história. Fundador da Academia Brasileira de Letras em 1896, ele deixou um vasto legado literário que continua a inspirar gerações. Com o olhar contemporâneo do século XXI, o programa explora sua vida e a relevância de suas obras, sob o comando do repórter Rogério Coutinho.

O episódio do Globo Repórter destaca figuras inspiradas pela trajetória de Machado, como o jovem escritor Lucas Luciano, de 20 anos, morador do Morro do Castro, em São Gonçalo, que publicou um livro sobre sua comunidade e vê em Machado uma referência para seu trabalho. Outro destaque é o ator e dramaturgo Clayton Nascimento, que em 2023 venceu o Prêmio Shell de Teatro com o monólogo ‘Macacos’. A peça aborda o racismo no Brasil, tema também discutido por Machado em sua época. Clayton fala sobre a influência do escritor em sua própria formação artística e na construção de sua identidade.

A presença de Machado ecoa na Rocinha, onde Tatiana Lima coordena um jornal comunitário, inspirada pelo poder transformador da escrita. Em outro ponto do Rio, no Méier, o livreiro Ivan Costa conduz um espaço cultural que busca resistir e fortalecer a literatura, tal como Machado fez. Já o jogador de futebol Gustavo Scarpa, do Atlético Mineiro, compartilha sua paixão pela leitura e menciona ‘Dom Casmurro’ entre seus favoritos.

Outro aspecto do Globo Repórter é o reconhecimento da influência de Machado até no samba. O sambista Martinho da Vila relembra como, em 1959, pesquisou a obra de Machado para compor o samba-enredo da escola Aprendizes da Boca do Mato, o que despertou seu interesse pelo autor. Anos depois, Martinho publicou diversos livros, incluindo uma homenagem à sua mãe, inspirada em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

Globo Repórter mostra vida de Machado de Assis

O legado de Machado de Assis também conquistou admiradores internacionais: em 2024, uma americana viralizou nas redes ao elogiar “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, fazendo com que o livro se tornasse um dos mais vendidos do ano. No programa, Rogério Coutinho tem uma experiência especial ao interagir com um avatar de Machado na Academia Brasileira de Letras, trazendo o escritor para perto do público de todas as idades.

O episódio do Globo Repórter vai além da vida e obra de Machado, abordando questões de embranquecimento de sua imagem ao longo dos anos e reafirmando sua identidade como um escritor negro que enfrentou desafios para se firmar e criticar a sociedade de sua época. “Vamos mostrar como a obra de Machado de Assis atravessa o tempo e continua a tocar as pessoas. O conteúdo do Machado é algo que todos devemos consumir”, enfatiza Rogério Coutinho.

Globo Repórter de hoje, dia 01/11/2024

  • Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, após “Mania de Você“.
  • Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista (0004494/GO) formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.