O “Globo Repórter” desta sexta-feira, 2 de agosto, faz uma expedição por um local considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A reportagem percorre a Serra do Amolar, santuário da biodiversidade do Pantanal, e revela suas morrarias intocadas, mergulhos subaquáticos impressionantes, histórias de pantaneiros e pesquisas que têm sido essenciais para a conservação do bioma, ameaçado anualmente pelas queimadas.
O repórter Alysson Maruyama, junto com os cinegrafistas Chico Gomes e Marcus Vinícius, o auxiliar técnico Bruno Batista e o produtor Gustavo Arakaki, lidera a expedição. A equipe embarcou em uma jornada de 15 dias, viajando horas de barco, percorrendo mais de 60 km e subindo mais de mil metros de altura para trazer à tona as maravilhas da Serra do Amolar.
Serra do Amolar é a protagonista do Globo Repórter
“Subir a Serra do Amolar foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Um lugar mágico, onde pudemos fazer uma imersão no Pantanal. Lá, conheci pessoas guerreiras que atuam como verdadeiras guardiãs desse portal da biodiversidade. O programa está lindo, espero que contribua para ajudar a manter a região preservada“, comentou Alysson Maruyama. Este episódio é especialmente relevante, pois quase 1 milhão de hectares do Pantanal já foram consumidos pelo fogo em 2024, incluindo focos registrados na Serra do Amolar, um local crucial para pesquisas científicas sobre fauna e flora.
Ao longo do caminho, a equipe encontrou verdadeiros pantaneiros que trabalham para reflorestar áreas devastadas pelos incêndios. Suas histórias, imagens e a contemplação da natureza foram compartilhadas pela equipe. “A gente é surpreendido a cada momento. Quando passam as aves, quando flagra o jacaré, um visual diferente a cada olhar. O próprio movimento da água é um espetáculo à parte, aqui no Pantanal é incrível. Só vendo e vivendo para sentir essa experiência“, descreveu o produtor Gustavo Arakaki.
Globo Repórter de hoje, dia 02/08/2024
- Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, 22h25
- Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil, logo após “Renascer“.