O “Globo Repórter” desta sexta-feira, 12 de julho, mostra a força do empreendedorismo brasileiro. Com reportagens de Bianka Carvalho e Jean Raupp, o episódio apresenta histórias inspiradoras de empreendedores que se reinventaram e oferece dicas de especialistas e as novas tendências do mercado.
Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) revela que 52% dos empreendedores no Brasil são negros. Segundo Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, o empreendedorismo negro existe há mais de 130 anos, desde o fim da escravidão. “Hoje, temos o empreendedor por necessidade, o empreendedorismo liderado por jovens negros por vocação e o empreendedorismo por engajamento racial, que busca atender a demanda de consumo de pessoas negras no Brasil,” afirma Adriana.
Em São Paulo, Bianka Carvalho conhece Natan, de 21 anos, que buscou liberdade financeira através da profissionalização e inovação no mercado da moda. A reportagem também destaca um casal de afroempreendedores que criou uma linha de produtos para a comunidade negra, transformando o destino de sua família. “A sociedade tem quase tudo disponível, mas é preciso identificar novas necessidades e oportunidades. Empreender requer paixão, dedicação e um profundo entendimento do mercado,” ressalta Bianka.
Globo Repórter destaca o empreendedorismo
O Globo Repórter também mostra como empresas estão investindo em inclusão, diversidade e sustentabilidade. Uma empresa de tecnologia desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial para evitar o desperdício de alimentos, aumentando o lucro de empresas que trabalham com produtos frescos. Essa iniciativa surgiu da preocupação com o fato de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos não serem consumidas anualmente.
Já em Santa Catarina, há mais de 10 anos, 165 pontos de apoio ao empreendedorismo ajudam a formalizar novos microempreendedores individuais. Em Blumenau, o projeto Praça do Empreendedor oferece orientações sobre processos e burocracias. Segundo o Sebrae, as mulheres comandam 36% dos pequenos negócios no estado. Jean Raupp apresenta os sete pilares que sustentam mentes empreendedoras e conta histórias de mulheres que mudaram suas vidas através de seus negócios. No Rio de Janeiro, uma empreendedora gera emprego e renda reaproveitando pedaços de jeans descartados.
Por fim, Jean Raupp destaca no Globo Repórter que o empreendedorismo pode ser desenvolvido a qualquer momento da vida, desmistificando a ideia de que é um talento inato. “Vamos mostrar exemplos inspiradores e como a ciência explica o funcionamento do cérebro de um empreendedor,” afirma Jean.
Globo Repórter de hoje, dia 12/07/2024
- Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, 22h25
- Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil, logo após “Renascer“.