O “Globo Repórter” desta sexta-feira, 19 de julho, faz uma viagem pelo paraíso tropical de Porto Rico. Composto por uma grande ilha principal e outras 143 menores, o arquipélago conta com 365 praias, uma para cada dia do ano. O local, um território dos Estados Unidos, é um lugar cheio de cores, sabores, história e cultura, oferecendo cenários para aventuras urbanas, na praia e ao ar livre. Com o Oceano Atlântico de um lado e o Mar do Caribe do outro, este destino é imperdível.
O correspondente Ismar Madeira guia os espectadores por diversos pontos de Porto Rico, começando pela capital, San Juan. O tour inclui visitas à costa sudoeste, nos municípios de Cabo Rojo e La Parguera, à cordilheira central e à Floresta Nacional de El Yunque.
San Juan abriga a comunidade de La Perla, famosa mundialmente pelo clipe da música “Despacito” de Luis Fonsi e Daddy Yankee. Embora La Perla ainda enfrente desafios econômicos, a arte é uma poderosa ferramenta de inclusão social. Ismar Madeira participa de uma aula ao ar livre de salsa e conhece uma jovem francesa que estudou no Brasil, destacando as semelhanças culturais entre o país e Porto Rico.
A equipe do programa também explora as maravilhas submarinas da Ilha de Vieques, onde Ismar faz um mergulho com corais. De caiaque, eles navegam pela Baía de Mosquito, conhecida por sua bioluminescência, um fenômeno natural que faz a água brilhar em tons de azul e verde. O cuidado com o mangue é essencial para preservar a vida marinha e a beleza da Ilha de Vieques.
Porto Rico é cercado por montanhas, cachoeiras e florestas. Na cordilheira central, Ismar embarca em uma aventura a 380 metros de altura e conhece pesquisadores que trabalham para proteger os papagaios porto-riquenhos, uma espécie ameaçada. Nas matas, ele também encontra o sapo ‘coquí’, um dos símbolos da ilha e uma das muitas espécies endêmicas.
Porto Rico no Globo Repórter
Na Floresta Nacional de El Yunque, a reportagem investiga os impactos do aquecimento global e o trabalho dos pesquisadores locais. O programa também aborda a crise de identidade histórica que o povo de Porto Rico enfrenta, mas mantém um tom otimista sobre o futuro.
A gastronomia local é outro destaque do Globo Repórter. O processo de produção do rum, a bebida oficial de Porto Rico, é mostrado em detalhes. O prato mais famoso da região, o ‘mofongo’, feito à base de banana-da-terra e servido com um molho especial e uma posta do peixe ‘xerelete’, também ganha destaque.
“Porto Rico é desses lugares que a gente se despede com vontade de voltar. Um território com motivos pra se orgulhar, menor que qualquer estado brasileiro, mas imenso em cultura e riquezas naturais“, conta Ismar Madeira.
Globo Repórter de hoje, dia 19/07/2024
- Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, 22h25
- Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil, logo após “Renascer“.