Televisão

Globo Repórter: Brasileiros conectados com a natureza são destaque nesta sexta (23/08)

Programa entrevista Marcos Palmeira, que revela como nasceu sua ligação com a terra, por volta dos 16 anos!

Globo Repórter desta sexta-feira, 23 de agosto, conta a história de brasileiros que levam a vida em conexão com a natureza. O jornalístico leva um público em uma jornada pelo Caminho da Atlântica, uma trilha que se estende por mais de quatro mil quilômetros, ligando o Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro. O percurso atravessa a Serra Geral, entre o Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro, e o Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Santa Catarina, e percorre toda a Serra do Mar. Essa trilha especial conecta homem e natureza, revelando histórias de pessoas que vivem em harmonia com as matas, cachoeiras, animais e estrelas.

Lilian Ribeiro, a repórter responsável por conduzir o programa, descreve a experiência como “mágica”. Segundo ela, o episódio mostra como diferentes pessoas encontraram maneiras únicas de se conectar com a natureza e como essa conexão transforma suas vidas cotidianas. “Nosso objetivo é inspirar o público a olhar ao redor e perceber a beleza da natureza que está tão próxima”, comenta Lilian.

Um dos personagens centrais é o agrônomo Guilherme Stutz, que, há onze anos, transformou dez hectares de pasto em uma exuberante agrofloresta na Mata Atlântica. Guilherme, que mora com sua esposa Nina Celli, bióloga, e seus filhos, sempre teve uma relação estreita com a natureza, lembrando até mesmo o personagem José Inocêncio da novela “Renascer”.

A história de Guilherme e Nina se entrelaça com a do ator Marcos Palmeira, também ativista ambiental. Marcos compartilha como sua ligação com a terra começou aos 16 anos, quando viveu em uma aldeia xavante no Mato Grosso do Sul. Hoje, ele é proprietário de uma fazenda em Teresópolis e de duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

Brasileiros conectados com a natureza no Globo Repórter

Globo Repórter Sandra Annemberg
Sandra Annemberg no Globo Repórter. Foto: Reprodução/Globo

Outro destaque do Globo Repórter é a região de Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro, onde o Parque Estadual do Desengano abriga o primeiro Dark Sky Park da América Latina, um local ideal para observação astronômica. Lilian Ribeiro entrevista Cristiana Rizzetto, uma guia de turismo e membro do clube de astronomia da cidade, que tem até uma estrela batizada em sua homenagem.

No distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, a natureza também desempenha um papel central na vida de Odionio Faltz, conhecido como Johnny. Ele, descendente de suíços, se tornou guia turístico e leva visitantes para explorar as belezas da região, incluindo o Pico do Peito do Pombo, uma aventura acompanhada de perto pela equipe do “Globo Repórter”.

A preservação ambiental é um tema recorrente, e a professora aposentada Lucia Jatobá é um exemplo disso. Morando na Reserva Shangri-La, no distrito de Sana, em Macaé, ela se dedica a proteger as nascentes de água que brotam na área, reforçando seu compromisso com a natureza.

O episódio ainda apresenta Dom Luiz, um dos pioneiros do reggae brasileiro, e sua esposa Patrícia Figueira, que abandonaram a vida de shows para criar seus dez filhos em meio à Mata Atlântica. A arte também encontra espaço na vida de Fabiano Freitas, um ex-funcionário de multinacional que se reinventou como artista circense, construindo seu próprio circo no quintal.

Globo Repórter de hoje, dia 23/08/2024

  • Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, 23h05
  • Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil, logo após “Renascer“.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista (0004494/GO) formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.