O “Globo Repórter” desta sexta-feira, 26 de julho, tem uma edição especial sobre a história da imigração alemã no Brasil, que completa 200 anos. Este episódio especial destaca as tradições preservadas, o legado deixado no desenvolvimento das indústrias e como as recentes chuvas no Rio Grande do Sul reforçaram os laços entre Brasil e Alemanha. O programa percorre a Alemanha e três estados brasileiros.
A jornada começa em Hunsrück, uma região serrana no sudoeste da Alemanha, de onde muitos imigrantes partiram. A repórter Bianca Rothier explora os vilarejos locais, mostrando a decoração, vestimentas e estilo de vida preservados ao longo dos séculos. Dois séculos atrás, a pobreza e uma crise climática causada pela erupção de um vulcão na Indonésia motivaram muitos alemães a buscar um novo lar no sul do Brasil. Em 1824, o primeiro grupo chegou ao Brasil, iniciando uma nova vida em solo brasileiro.
No Brasil, o repórter Cristiano Dalcin acompanha um grupo de alemães em Porto Alegre até a cidade de Igrejinha, hoje com 40 mil habitantes. Ele documenta ao Globo Repórter a construção da cidade e a cultura mantida pelos descendentes de imigrantes. Recentemente, Igrejinha sofreu sua maior enchente em maio de 2024, e o programa mostra como a população de Simmern, em Hunsrück, está arrecadando fundos para ajudar a cidade irmã no Brasil.
Alemães no Brasil ganham destaque no Globo Repórter
Petrópolis, fundada pelo engenheiro alemão naturalizado brasileiro Júlio Frederico Koeler, é outro destaque. Koeler incentivou a imigração alemã e projetou o Palácio Imperial, hoje Museu Imperial. A cidade mantém vivas as tradições alemãs, celebrando anualmente a Festa do Colono Alemão, a Bauernfest. A repórter Fernanda Grael visita uma brasileira descendente de alemães da quinta geração, que ensina a receita do doce alemão ‘picada de abelha’. A receita estará disponível no Receitas.com.
Em Santa Catarina, a cidade de Pomerode, próxima a Blumenau, abriga a “Rota do Enxaimel”, com o maior acervo desse estilo arquitetônico no Brasil. A técnica de construção em enxaimel, desenvolvida na Idade Média na Alemanha, utiliza madeira encaixada sem pregos. Pomerode também possui uma fábrica de cristais que preserva técnicas ancestrais de produção. A reportagem do Globo Repórter destaca o impacto dos imigrantes alemães no desenvolvimento das cidades brasileiras.
No século XIX, as principais colônias alemãs se estabeleceram em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre os cerca de 200 mil imigrantes, destaca-se o naturalista Fritz Müller, que testou as ideias de Darwin no Brasil e descreveu a biodiversidade do país. Ricardo Vondorf apresenta a história de Müller, conhecido como o príncipe dos observadores da natureza no sul do Brasil.
Globo Repórter de hoje, dia 26/07/2024
- Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, 22h25
- Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil, logo após “Renascer“.