O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está caminhando para concretizar sua promessa de transformar a TV Brasil em um canal semelhantes à BBC. Nesta terça-feira (25), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou do Canal Gov, que assumirá a cobertura de atividades e ações do governo federal, incluindo transmissões de eventos, entrevistas e pronunciamentos. Dessa forma, a TV Brasil passará a ser um veículo com programação cultural e educativa, segundo informações da EBC.
O portal NaTelinha adiantou as mudanças, mostrando o interesse de Lula em criar uma espécie de “BBC brasileira”. A diretoria da EBC aprovou a nova estrutura organizacional da empresa em maio. Nesse sentido, o Canal Gov fica sob a responsabilidade da Superintendência de Serviços de Comunicação, com o comando de Flávia Filipini.
“Dessa forma, a empresa concretiza o compromisso de separar a comunicação pública, razão principal da existência da EBC, da comunicação governamental, serviço que a empresa presta ao governo mediante contrato”, afirmou Hélio Doyle, diretor-presidente da EBC.
A mudança representa uma divisão clara entre a comunicação pública e a comunicação governamental, tornando possível a dedicação exclusiva da TV Brasil a uma programação cultural e educativa, como é a BBC. A nova programação ainda não teve detalhes revelados. No entanto, a emissora vem buscando profissionais do mercado para construir um novo caráter editorial.
Entre os novos integrantes da equipe está a diretora de conteúdo, Antônia Pelegrino. A profissional tem vasta experiência na área artística, inclusive colaborando em novelas da Rede Globo, como “Cobras e Lagartos” (2006). Além disso, a apresentadora Cissa Guimarães foi contratada para assumir o novo programa “Sem Censura”.
Leia também: Globo desbanca Record e SBT e domina verbas de propaganda do governo Lula