O SBT bateu o martelo e cravou o dia para o retorno das séries “Chaves” e “Chapolin“, sucessos atemporais do Roberto Bolaños. A reestreia das produções foi marcada para o próximo sábado (12), em pleno Dia das Crianças, dentro do especial “Feriadão SBT”.
Assim, segundo informações confirmadas pelo SBT, “Chapolin” deve dar as caras antes, por volta de 13h15. E, em seguida, a partir de 14h00, será a vez de “Chaves” ser apresentado mais uma vez, pouco mais de quatro anos após ser retirado do ar.
SBT entra em acordo com Televisa e recupera ‘Chaves’
O SBT anunciou o dia 24 de setembro o acordo com a Televisa que trouxe “Chaves” e “Chapolin” de volta ao seu espólio de atrações. Além da transmissão na TV aberta, o canal de Silvio Santos informou que alguns episódios selecionados de ambas as séries também serão disponibilizados no serviço de streaming da empresa, o +SBT. “O SBT chegou a um acordo com a Televisa, na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, para adquirir os direitos de exibição no Brasil das tão amadas séries ‘Chaves’ e ‘Chapolin‘”, afirmou a nota.
O retorno das séries só foi possível graças a um acordo recente entre a Televisa, detentora das fitas dos episódios, e o Grupo Chespirito, responsável pelos direitos intelectuais das criações de Roberto Goméz Bolaños, criador de “Chaves” e “Chapolin”. Em 2020, um impasse entre as duas partes impediu a renovação do contrato de distribuição, retirando os programas do ar em diversos países, inclusive no Brasil. O Grupo Chespirito, liderado por Roberto Goméz Fernandes, filho de Bolaños, havia solicitado um aumento no valor pago pela distribuição das séries, o que não foi aceito pela Televisa na época.
No entanto, neste mês de setembro, as partes finalmente chegaram a um consenso financeiro, permitindo que as séries fossem liberadas para transmissão em diversos países. O último episódio de “Chaves” exibido pelo SBT foi no final de julho de 2020, há mais de quatro anos.
SBT pretende ter ‘Chaves’ todos os dias da semana
Conforme informações do Bastidores da TV, o principal horário em estudo pelo SBT para exibição de “Chaves” é a faixa do almoço, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30. Tradicionalmente, “Chaves” era exibido nesse período desde os anos 90, época em que o seriado alcançava altos índices de audiência, dando dor de cabeça para os programas da Globo, como o “Globo Esporte”.
Outro horário em análise durante a semana é das 18h30 às 19h45. Esse período, que foi ocupado por “Chaves” durante muitos anos, chegando a incomodar o “Cidade Alerta”, da Record. A expectativa é que o seriado consiga alavancar a audiência do “SBT Brasil”, que atualmente enfrenta dificuldades para superar o “Jornal da Band”. Uma entrega de 8 pontos é o sonho de Daniela Beyruti, atual comandante da emissora.
Além dos horários tradicionais durante a semana, o SBT também estuda a exibição de “Chaves” aos sábados, das 06h00 às 08h00, antes do “Sábado Animado”. Esse horário já foi ocupado pelo seriado até 2020, quando ele saiu do ar devido à não renovação de seus direitos de exibição. Assim, o “Sábado Animado” perderia terreno.
Mas outro espaço pensado aos sábados é das 14h20 às 16h00, substituindo uma das sessões do “Cinema em Casa”. A emissora avalia que o seriado pode impulsionar a audiência da faixa vespertina, que sofre com a baixa entrega deixada pelo “Programa Raul Gil”. Por fim, aos domingos, “Chaves” também deve retornar no horário das 09h00 às 11h00, entregando para o atual sorteio da “Tele Sena”. Em seguida, entra no ar o “Domingo Legal”.