O SBT bateu o martelo e definiu quais episódios de “Chaves” e “Chapolin” serão exibidos no próximo sábado (12), data que marca o retorno das produções mexicanas ao canal. Os seriados farão parte de um especial dedicado ao Dia das Crianças.
O herói atrapalhado Chapolin retornará à tela do SBT com dois episódios clássicos. Entre 13h15 e 14h, será exibido o capítilo História da Bruxa, no qual a Bruxa Baratuxa, interpretada por Maria Antonieta de Las Nieves, ameaça uma camponesa vivida por Florinda Meza. O enredo segue a tentativa de Chapolin, vivido por Roberto Gómez Bolaños, de proteger a vítima das artimanhas da vilã.
Na sequência, o episódio O Abominável Homem das Neves levará os telespectadores a uma cabana isolada, onde os viajantes são atacados por um monstro conhecido como Yeti, interpretado por Ramón Valdés.
Já Chaves, um dos seriados mais queridos do público brasileiro, retornará em grande estilo com três episódios que mostram os moradores da vila em uma viagem para Acapulco, no México. A saga começa com o episódio Vamos Todos a Acapulco, seguido pelas duas partes de Os Farofeiros.
Além do retorno de Chaves e Chapolin, o SBT preparou uma programação diversificada para o Dia das Crianças. A partir das 6h, Silvio Abravanel comandará uma edição especial do Sábado Animado, com brincadeiras como Sorriso do Dia, Batalha Naval, Conta Balão e Prova da Canaleta. Ao longo do dia, também serão exibidas animações populares, como Beyblade, Scooby! O Filme e O Picapau Amarelo, complementando a programação festiva.
Chaves volta ao SBT
O SBT celebrou o retorno de “Chaves” e “Chapolin” no final do último mês de setembro. “O SBT chegou a um acordo com a Televisa, na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, para adquirir os direitos de exibição no Brasil das tão amadas séries ‘Chaves’ e ‘Chapolin‘”, afirmou a nota.
O retorno das séries só foi possível graças a um acordo recente entre a Televisa, detentora das fitas dos episódios, e o Grupo Chespirito, responsável pelos direitos intelectuais das criações de Roberto Goméz Bolaños, criador de “Chaves” e “Chapolin”. Em 2020, um impasse entre as duas partes impediu a renovação do contrato de distribuição, retirando os programas do ar em diversos países, inclusive no Brasil. O Grupo Chespirito, liderado por Roberto Goméz Fernandes, filho de Bolaños, havia solicitado um aumento no valor pago pela distribuição das séries, o que não foi aceito pela Televisa na época.
No entanto, neste mês de setembro, as partes finalmente chegaram a um consenso financeiro, permitindo que as séries fossem liberadas para transmissão em diversos países. O último episódio de “Chaves” exibido pelo SBT foi no final de julho de 2020, há mais de quatro anos.